sexta-feira, 7 de março de 2008

A História da Homeopatia

Samuel Hahnemann, considerado o pai da Homeopatia. Para os curiosos de história aqui fica um resuminho do inicio da homeopatia.A prática da homeopatia começou com o médico Samuel Hahnemann, nascido em 1755 na antiga Prússia, hoje Alemanha. Originário de uma família humilde para os padrões da época, Hahnemann pode frequentar as melhores escolas da Europa com a ajuda de um professor. Por isso, aprendeu fluentemente nove línguas e se formou em medicina pela Universidade de Leipzig. Após alguns anos na prática da medicina, o pai da homeopatia se decepcionou com os métodos de cura empregados na época, que não eram baseados em dados empíricos.
Desiludido, passou a traduzir textos para se sustentar. Foi no ano de 1790 que, ao traduzir um livro de um médico escocês, Hahnemann despertou para a ideia que se solidificou como a Lei dos Semelhantes. No livro, discutia-se os efeitos da substância Quinina, usada por nativos do Peru para curar doenças. O que chamou a atenção de Hahnemann, foi o fato da substância ser usada para combater sintomas parecidos com os que a própria Quinina causava, quando usada em excesso.
A partir de então, Hahnemann começou a fazer experiências que o levaram a criar toda a filosofia da homeopatia. As ideias do alemão foram transmitidas aos seus discípulos e, a partir do século XVIII, a homeopatia começou sua ascensão pela Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.