quinta-feira, 27 de março de 2008

ACIDEZ ESTOMACAL : [Azia, Queimação]


A acidez estomacal é o excesso de sucos digestivos no estômago, entre os quais se encontra o ácido clorídrico. Esses sucos podem refluir, subindo ao esôfago, ocasionando a chamada azia que provoca a sensação de ardência no esôfago.
Manifesta-se como sensação de acidez e dor de estômago. Em algumas ocasiões esse ácido sobe ao esôfago e pode produzir um forte mal-estar - azia. Quando isto é freqüente, pode-se apresentar retenção de líquidos, tendência a artrite reumatóide, dor de cabeça, sensibilidade dos dentes ao vinagre e a frutas acidas.

Evitar: Nervosismo, estresse, angústia, café, chá preto, farinhas e açúcares refinados, chocolates, refrigerantes, pimenta, álcool, carnes vermelhas e aspirinas.
A acidez se apresenta mais freqüentemente quando existem problemas nos rins e no fígado.
Cuidados especiais:
Não comer demasiadamente e mastigar a refeição lentamente.
Ingerir uma boa dose de gel natural de Aloe Vera. - Esse produto neutraliza a acidez e regula o pH.
A Alfafa em forma de suco ou tablete, pode ajudar devido ao seu poder altamente alcalino.
O gengibre também é um elemento de grande ajuda para absorver a acidez estomacal.
Incluir nas refeições alimentos alcalinos como tâmara, milho tostado, mamão papaia e a maçã cozida.
Não se deitar depois de comer, já que isto ajudará a que os sucos gástricos subam com facilidade para o esôfago e para a garganta. Se for se recostar, manter a cabeça em posição elevada. É recomendável não se deitar antes de 2 horas e meia após às refeições.
Eliminar os produtos que produzem acidez: bebidas com cafeína, como o café, o chá preto, os refrigerantes... Além desses, o chili , a pimenta, cacau, os empadões de farinha... O cigarro e bebidas gasosas...
Eliminar os alimentos fritos e gordurosos.
Atenção - Se sentir forte acidez, enjôos, vertigem, vômito com sangue, dor desde o peito até o pescoço e os braços, consulte seu médico imediatamente.

Quando o médico é necessário.
Sempre que a acidez for muito intensa e freqüente.

Terapia natural:
* Suco de Aloe Vera - antes das refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.