sexta-feira, 7 de março de 2008

Profissões e Articulações

Em todas as profissões existe alguma rotina que nos deixa alguma lesão ou desconforto.

Hoje falamos das Articulações. Muitos de nós já experimentamos das dores de costas, do pescoço, rigidez pela manhã, entre outras “moinhas” vamos lá a compreender e ajudar a recuperar!!!

As articulações são as ligações entre dois ou mais ossos. São consideradas móveis as que estão revestidas de cartilagem que contém bolsas de líquido lubrificante, podendo ser sinoviais, fibrosas ou cartilaginosas. OK acabaram os palavrões

Profissões de risco

Agravantes

Como posso melhorar a minha saúde articular?

dor, mão, osteopatiaProfissões de risco
Existem várias, as mais evidentes são: informáticos, condutores, profissionais do frio (pesca, congelados, etc.), massagistas, operários da construção civil, operadores de linhas de montagem, enfim profissionais que regra geral alteram pouco as posições ou rotinas de trabalho, ou estão muito expostos ao frio ou calor acentuado.

O que pode agravar?
Pode agravar a exposição às temperaturas acentuadas, mas não têm que ser exteriores, quem nunca experimentou, ficar gelado e com frio nas articulações debaixo de um “ar condicionado”?? É de gelar e arrepiar! Quando a exposição é constante não é só a garganta que dói, os “ossos” também. Isto porque a humidade criada penetra na estrutura articular e ganha espaço, na verdade os osso não doem… mesmo, mas as estruturas que os suportam sim: articulações, tendões, músculos, devido à inflamação. A alimentação errada também é um dos factores. O excesso de acidez, e a sua dificuldade de eliminação, cria um meio propício para os cristais de ácidos se depositarem e… mais dores e mais consistentes, e… mais uma vez a necessidade de água muita água para ajudar o corpo a eliminar toxinas prejudiciais. O excesso de peso, por sobrecarga da coluna vertebral e dos membros inferiores.

Como posso melhorar a minha saúde articular?
A necessidade de corrigir a postura, torna-se evidente nestes casos. O principal objectivo é alternar as posições durante o dia de trabalho, ex.: informático (articulações da mão), fazer uma pausa de 1 ou 2 min. e apertar as bolas anti-stress, esticar todos os dedos sem estalar, não esquecer o mindinho (que costuma estar recolhido), se necessário passar as mãos por água morna ou frio se sentirem demasiado calor. É útil andar proteger bem as articulações doridas, ex.: ombros ou joelhos - existem uns “coletes” e joelheiras que de lã natural que aquecem e mantém o calor evitando a humidade e o desconforto, não se notam por baixo da roupa. A Alimentação como já foi referido assume um papel importante como aipo, natural, alimentaçãoprevenção, um alimento pouco utilizado e de grande valor é o Aipo. Já vejo caretas . O Aipo pode ser colocado na sopa (ninguém nota) ou em fatias muito finas nas saladas, e o benefício é enorme. Exercício: além de mudar de posição obriga as articulações a lubrificarem, mas atenção, adapte sempre o tipo de exercício à sua condição física, não queremos a gravar o problema. As Massagens são sempre uma óptima opção pois descomprimem os tecidos e tendões porque os aquecem naturalmente evitando a tensão e pressão exercída sobre eles.
A Acupunctura proporciona também um alívio eficaz sobre a tensão articular, promovendo a libertação da mobilidade da estrutura. Osteopatia - é a técnica mais recomendada para a correcção de posturas e alívio articular, o terapeuta alivia e corrige, descomprime esses tecidos em redor e também todo o corpo, pois as articulações estão todas “ligadas” é necessário muitas vezes trabalhar toda a coluna, ombros e pernas, para o benefício final ser braços e mãos. Mais info: http://sounatural.com/?p=42#more-42
Qualquer técnica de correcção é válida, cabe a si modificar, a alimentação, postura no emprego e exercício. Quanto às outras pode e deve juntá-las ao seu plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.