terça-feira, 11 de março de 2008

Próstata


Introdução

Para compreender melhor a hiperplasia benigna da próstata, devemos conhecer primeiro algumas informações sobre sua anatomia. Nos homens, a uretra é um duto que transporta a urina da bexiga (onde a urina é armazenada) até o exterior do organismo, através do pênis. A uretra atravessa a glândula prostática saindo da bexiga em seu trajeto até o pênis.

Onde fica a próstata?

A próstata é uma glândula do tamanho e forma de uma noz situada imediatamente debaixo do colo da bexiga. A próstata circunda a uretra, o duto pelo qual sai a urina, no ponto de onde a uretra sai da bexiga.

Se a próstata aumenta de tamanho, como ocurre na HBP, a uretra fica parcial ou completamente comprimida. Podem surgir então os sintomas típicos da HBP, como por exemplo, jato de urina fraco, necessidade intensa e repentina de urinar e vontade freqüente de urinar, especialmente durante a noite.

Pouco se fala sobre a próstata

PróstataMas, pelos problemas que a próstata pode causar, todo homem com mais de 45 anos de idade deve saber mais sobre o assunto. E as mulheres, que geralmente encaram os problemas de saúde de forma preventiva, podem ajudar alertando seus maridos, pais, outros familiares e amigos.

Estas informações fazem parte de uma iniciativa do Conselho Brasileiro de Saúde Prostática, uma entidade que reúne médicos urologistas de todo o país.

O que é a próstata?

A próstata é um órgão interno que só o homem possui; tem a forma de uma maçã muito pequena, e fica logo abaixo da bexiga.

Veja o desenho para entender melhor.

Próstata

A bexiga é o órgão que armazena a urina, e a uretra é o canal por onde a urina é eliminada.
A próstata envolve a parte inicial da uretra.

Qual é a função da próstata?

rA função da próstata é produzir um líquido que é eliminado durante o ato sexual juntamente com os espermatozóides, os quais têm origem nos testículos. Este líquido produzido pela próstata é muito importante para a vitalidade dos espermatozóides na fecundação.

Quais os principais problemas que a próstata pode causar?

AUMENTO DA PRÓSTATA
A próstata começa a aumentar de tamanho na maioria dos homens com mais de 45 anos. Este aumento não é câncer, mas geralmente estreita a uretra, e pode causar sintomas de obstrução ao fluxo da urina.

Estes são os principais sintomas do aumento da próstata:

  • Sensação de não esvaziar completamente a bexiga após terminar de urinar.
  • Necessidade freqüente de urinar novamente menos de 2 horas após ter urinado.
  • Jato urinário que pára e recomeça.
  • Dificuldade para conter a urina.
  • Jato urinário fraco.
  • Necessidade de fazer força para começar a urinar.
  • Necessidade de levantar à noite para urinar.

As principais conseqüências do aumento da próstata são o comprometimento da qualidade de vida e, em alguns casos, complicações como infecções e danos ao rim.

PróstataSe você apresenta um ou mais dos sintomas descritos, consulte um médico. Existem hoje várias alternativas de tratamento. Converse com seu médico a respeito do tratamento mais adequado para o seu caso.

PROSTATITE
É uma inflamação provocada por germes e pode ocorrer em qualquer idade. Apesar de ser uma forma de infecção, a prostatite não é contagiosa.

Os sintomas mais freqüentes são:

  • Febre.
  • Dor, ardência e dificuldade para urinar.
  • Pus na uretra.

Consulte um médico assim que os sintomas aparecerem, para evitar complicações.

CÂNCER DA PRÓSTATA
O câncer da próstata é um problema muito sério.

Trata-se de um aumento maligno da próstata, que pode pôr em risco a vida.

É o câncer mais freqüente no homem e a segunda causa de morte, por câncer, no sexo masculino.

PróstataO câncer da próstata é mais comum em homens com mais de 50 anos, e geralmente não causa sintomas nas fases iniciais; em fases mais avançadas os sintomas podem ser os seguintes:

  • Sintomas de obstrução ao fluxo da urina, parecidos com os do aumento da próstata.
  • Sangue na urina.
  • Dores nos ossos.

Se você tem mais de 45 anos, consulte um médico para fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano.

Resumindo, o que é necessário fazer?

Próstata Lembre-se: se você apresenta alguns dos sintomas aqui mencionados, deve procurar atendimento médico.

Somente o médico pode fazer o correto diagnóstico do seu problema e orientar o tratamento.

O diagnóstico é realizado por meio de exames simples, e existem hoje várias alternativas eficazes e seguras de tratamento.

Se você tem mais de 45 anos de idade e não sente nada, também deve procurar um médico para fazer exames preventivos, porque o câncer da próstata nas fases iniciais geralmente não causa sintomas. A identificação do câncer da próstata nas fases iniciais aumenta muito as chances de cura. Não deixe de fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano. É isso que as mulheres têm feito para prevenir o câncer da mama e do útero. O urologista é o médico especialista mais preparado para tratar dos problemas da próstata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.