quinta-feira, 10 de julho de 2008

ESCABIOSE OU SARNA


A escabiose humana (conhecida comumente como sarna) é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis. É transmitida através do contato interpessoal, sem preferência por idade, sexo ou raça. Existe a possibilidade de transmissão pelo vestuário e pelas roupas de cama, mas esta é menos comum. Fora do hospedeiro o parasita morre em menos de uma semana.
Sinais e sintomas

O principal sintoma é a coceira, que em geral é intensa e bastante incômoda, sendo referida com mais freqüência durante a noite. Objetivamente presenciam-se na pele sulcos (que representam os túneis onde a fêmea do parasita deposita seus ovos) e lesões do tamanho da cabeça de um alfinete, onde se encontra a fêmea.

A distribuição das lesões cutâneas é característica, afetando principalmente os espaços entre os dedos das mãos, axilas, cintura, nádegas, mamas, pênis e pés. Nas crianças as lesões atingem também a face, as plantas, as palmas, o couro cabeludo e o pescoço. Lesões secundárias podem ser devidas ao ato de coçar e arranhar a pele e apresentam-se principalmente como escoriações, infecções da pele e nódulos, estes geralmente localizados nas regiões genital, inguinal e axilar. Os casos atípicos incluem:

Pessoas que apresentam higiene excessiva e por este motivo apresentarão lesões mínimas que passarão despercebidas.
Crianças, principalmente lactentes, nas quais as lesões eczematizadas e urticadas poderão confundir o quadro
Idosos, os quais poderão apresentar reações mínimas da pele

Indivíduos mal nutridos ou imunodeprimidos que poderão apresentar uma forma extremamente contagiosa, a escabiose crostosa.

Quando o paciente relata que uma ou mais pessoas próximas a ele possuem os mesmos sintomas, o diagnótico torna-se quase certo. Nos casos atípicos ou naqueles em que há dúvida diagnóstica pode-se recorrer à pesquisa direta na pele.
Tratamento

O tratamento pode ser tópico ou sistêmico e inclui o uso de sunstâncias como a Permetrina, Lindano, Benzoato de Benzila, Monossulfiram, Enxofre precipitado, Tiabendazol e Ivermectina.

Cada caso deve ser avaliado separadamente pois todas estas medicações apresentam efeitos adversos e restrições, devendo ser indicadas somente por um médico.

Eventualmente, nem mesmo dentro de uma mesma família é possível usar o mesmo medicamento, pois crianças, gestantes, pessoas com problemas neurológicos ou outras doenças associadas podem ter seu uso contra indicado. Cabe ressaltar que a escabiose dos animais é causada por outros ácaros que não o da variedade humana e raramente há transmissão para o homem.

Fonte: www.drgate.com.br
ESCABIOSE OU SARNA

A escabiose ou sarna é uma doença parasitária, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei (foto). É uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas. O parasita escava túneis sob a pele onde a fêmea deposita seus ovos que eclodirão em cerca de 7 a 10 dias dando origem a novos parasitas.
Manifestações clínicas

A doença tem como característica principal a coceira intensa que, geralmente, piora durante a noite. A lesão típica da sarna é um pequeno trajeto linear pouco elevado, da cor da pele ou ligeiramente avermelhado e que corresponde aos túneis sob a pele. Esta lesão dificilmente é encontrada, pois a escoriação causada pelo ato de coçar a torna irreconhecível. O que se encontra na maioria dos casos são pequenos pontos escoriados ou recobertos por crostas em consequência da coçadura. É possível a infecção secundária destas lesões com surgimento de pústulas e crostas amareladas.

As lesões atingem principalmente os seguintes locais: abdomem, flancos, baixo ventre, umbigo, pregas das axilas, cotovelos, punhos, espaços entres os dedos das mãos e sulco entre as nádegas.

Nos homens, localização característica são os genitais, onde formam-se lesões endurecidas e elevadas no pênis e na bolsa escrotal, que coçam muito. Nas mulheres, é comum os mamilos serem afetados pela doença. Nos bebês, o acometimento das plantas dos pés e palmas das mãos é frequente.

A escabiose raramente atinge a pele do pescoço e da face, exceto nas crianças, em quem estas regiões podem também ser afetadas.
Tratamento

O tratamento da sarna consiste na aplicação de medicamentos sob a forma de loções na pele do corpo todo, do pescoço para baixo, mesmo nos locais onde nao aparecem lesões ou coceira. Após terminada a primeira série do tratamento, este deve ser repetido uma semana após, para atingir os parasitas que estarão deixando os ovos. Medicamentos para o alívio da coceira devem ser utilizados, porém não são os responsáveis pela cura.

O tratamento também pode ser realizado por via oral, sob a forma de comprimidos tomados em dose única. Pode ser necessária a repetição após 1 semana. Em casos resistentes ao tratamento, pode-se associar os tratamentos oral e local.

As roupas de uso diário e as roupas de cama devem ser trocadas todos os dias, colocadas para lavar e passar a ferro. Todas as pessoas da casa que tiverem qualquer tipo de coceira devem se tratar ao mesmo tempo, para evitar a recontaminação. As unhas devem ser escovadas com sabonetes apropriados para a retirada de parasitas ali depositados pelo ato de coçar.

Para evitar a doença não use roupas pessoais, roupas de cama ou toalhas emprestadas, evite aglomerações ou contato íntimo com pessoas de hábitos higiênicos duvidosos.

Em pessoas com bons hábitos higiênicos, a sarna pode ser confundida com outras doenças que causam coceira, devendo o diagnóstico correto ser realizado por um médico dermatologista que indicará o tratamento ideal para cada caso.

Fonte: www.dermatologia.net

7 comentários:

  1. ola boas noites tenho uma amiga que tem muita comichao ...desconfia k seja a sarna ..por via sexual e possivel apanhar?

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO,FOI MUITO ÚTIL.
    DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  3. eu tenho uma comichão imensa há pelo menos 15 dias. Já fui a 4 médicos diferentes e todos receitam remédios para tratar sarna, mas não passa. Estou a ficar exausta de tanto mudar a roupa da cama, as toalhas, toda a roupa que eu visto é lavada a 60º. Não encontro explicação para ter apanhado sarna pois tomo banho todos os dias 2 vezes, porque faço muito desporto e também não tenho parceiro nem tenho tido contactos íntimos com ninguém. Se eu peguei esta sarna só se foi no ginásio, mas ponho sempre a toalha, não percebo. No início julguei que era por estar a tomar os remédios da asma e por todos eles terem cortizonas, componente que após 30 anos me faz alergia. Por favor, me ajudem, porque estou a ficar desesperada.

    ResponderExcluir
  4. Meu companheiro teve sarna no quartel. Mas depois de 10 anos ele disse que ainda continua as coceiras, dias de crises, e ele fez o tratamento certo, mas gostaria de saber se ainda tem cura, ou se eles já estão resistentes, e se afeta o sangue?? quais as consequencias??

    ResponderExcluir
  5. meu filho está com uma coceira horrivel e não passa já levei no medico dizem que sarna mais não sara o que eu faço

    ResponderExcluir
  6. MEU FILHO ESTÁ COM COCEIRA NA CABEÇA ATRÁS DA NUCA E COSSA AS MÃOS E OQUE EU DEVO FASER ,EU JÁ LEVEI ELE NO MEDICO E ELE RECEITOU A LOÇÃO PERMETRINA MAIS ELE CONTINUA SE COÇANDO ,O QUE DEVO FAZER?
    GOSTARIA DE UM METODO NATURAL DE PLANTAS INDICADO PELO DERMATOLOGISTA

    ResponderExcluir
  7. Olha no casa se for sarna humana pode acreditar que um remedio caseiro mais um pouco arduo ,, é fazer uma salmoura ... agua e sal de cozinha ..
    e borrifar no corpo todo durando dez dias seguidos e ao mesmo tempo borrifar tbm o lençol a cama
    pode ter certeza que o quadro vai se diminuir e ate mesmo desaparecer , meu amigo fez isso e funcionou

    ResponderExcluir

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.