quinta-feira, 17 de julho de 2008

Osteoporose e exercícios físicos

O esqueleto é um sistema dinâmico bem organizado formado por cristais de hidroxiapatia, constituída principalmente pelo cálcio e fósforo. O esqueleto tem como função providenciar suporte estrutural e proteção aos órgãos, servindo também como um grande reservatório de cálcio corporal no esqueleto (mais de 99%).

“O cálcio é de fundamental importância para os ossos já que é o responsável pela integridade estrutural do esqueleto, sendo essencial para suportar o tamanho corporal cada vez maior do indivíduo durante sua fase de crescimento” (Avioli, 1984). Segundo Avioli o cálcio é fundamental para a resistência dos ossos, sendo que a falta deste componente torna a estrutura óssea mais frágil há fraturas e doenças como a osteoporose.

“A osteoporose é uma doença óssea disseminada por todo o esqueleto, caracterizada por baixa massa óssea, é uma deterioração de micro arquitetura do tecido ósseo, com conseqüente aumento da fragilidade óssea e suscetibilidade a fraturas” (Sitta, 1998).

As fraturas ósseas e suas complicações são as principais manifestações clínicas da osteoporose, pois na maioria dos casos trata-se de uma doença silenciosa. Embora todos os ossos sejam sensíveis, as fraturas típicas ocorrem no colo do fêmur, vértebras e punho. Em termos gerais acredita-se que as incidências de fraturas ósseas sejam maiores em pessoas que possuem uma densidade mineral óssea baixa.

“Os estudos que compararam a densidade mineral óssea de atletas de diferentes modalidades demonstraram que o treinamento com pesos pode aumentar de forma significante a densidade mineral óssea” (Klesges et al., 1996). As atividades e exercícios físicos beneficiam não apenas os tecidos ósseos, ma também outros fatores relacionados às quedas, como a força muscular, equilíbrio e flexibilidade. Esses estudos demonstraram o aumento de 1% na densidade mineral óssea de mulheres pós-menopausa, por meio de uma série de treinamento com pesos.

Como vimos a atividade física desempenha uma grande importância sobre o esqueleto ajudando na qualidade dos ossos por todo o corpo. Por isso, é fundamental manter uma vida ativa na juventude, especialmente com atividades que sobrecarreguem sensatamente a estrutura óssea do indivíduo. Esta intensidade maior nas ações que compõem um programa de exercícios fará com que os ossos tornem-se mais densos, saudáveis e menos suscetíveis aos efeitos da osteoporose.


Referência: Jornal da musculação, ano IX, nº 47, fev/março de 2003.


Acadêmico Elizandro Assing

OSTEOPOROSE
DEFINIÇÃO:
É a perda de massa óssea, ou seja, o osso vai desgastando-se ao ponto que até pequenos traumas podem provocar fraturas.
A perda começa, geralmente, entre os 34 a 39 anos podendo levar anos para ser percebida. Ambos os sexos são afetados pela doença , porém as mulheres têm um maior índice de incidência devido a redução hormonal (estrógenos) após a menopausa.
Infelizmente, muitas mulheres percebem o problema entre os 50 a 70 anos quando sofrem uma fratura dolorosa inesperadamente ( principalmente punho e mão). Outras percebem que sua altura está diminuindo ou que suas roupas já não lhe caem tão bem, pois as vértebras se tornam tão frágeis que com movimentos como tossir ou carregar alguma coisa pode sofrer uma lesão na coluna.
A hereditariedade também é um fator muito importante no surgimento da osteoporose. Por exemplo, alguém que tenha na família a mãe ou avó com a doença tem grandes chances de tê-la.
Então, é importante ficar atenta em alguns pontos:
  • Se há casos de hereditariedade na família;
  • Se vem sofrendo ou já sofreu fraturas por traumas mínimos;
  • Se a altura está diminuindo;
  • Se a pessoa for muito magra seus ossos são menores e o ponto de fratura é atingido mais rapidamente;
  • Pessoas com anorexia nervosa, glândula tireóide hiperativa e doença do fígado;
  • Dor nas costas, principalmente se esta dor concentra-se entre o final da torácica e início da lombar;
O que fazer para evitá-la:
  • Em primeiro lugar , procurar um médico para averiguar se está com a doença. Caso não tenha ainda, a melhor medida é a prevenção;
  • Não fumar- além de prejudicar os pulmões, coração e circulação também favorece osteoporose;
  • Diminuir o consumo de álcool, pois aumenta a possibilidade de desenvolver a doença;
  • Fazer exercícios ajuda a preveni-la
OBS: o simples fato de que o nosso esqueleto sustente o peso, já é essencial para a saúde dos ossos. No entanto, sobrecargas afetam na manutenção e na integridade desse esqueleto.
Outro fator importante é que o exercício físico diário, além de contribuir para a prevenção da osteoporose pelo aumento da massa óssea, melhora a coordenação e função neuromuscular evitando quedas que podem causar fraturas, principalmente as fraturas de quadril.
Na alimentação:
É importante lembrar que a prevenção começa na infância , então tanto crianças quanto adultos devem continuar ingerindo alimentos ricos em cálcio como:
  • Leite, queijo, iogurte
  • Pão
  • Sardinha
  • Brócolis
  • Ovos, etc.
A dose diária de cálcio no organismo, por dia, para adultos sadios é de 1000mg e, para pessoas com osteoporose, é de 1500mg.
Caso seja diagnosticada a doença:
  • Em primeiro lugar consulte seu médico sobre os diversos tratamentos
  • Continuar exercitando-se com moderação ( caminhadas curtas, exercícios que não exijam pesos etc).
  • Não fumar
  • Não consumir bebida alcoólica
  • Aumentar ingestão de cálcio (conforme orientação médica).
  • Se necessário, fazer uma reposição hormonal (conforme orientação médica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.