quarta-feira, 13 de agosto de 2008

ASMA BRÔNQUICA

O diagnóstico da asma não é realizado corretamente em muitos pacientes. Dificuldades podem surgir nos extremos de gravidade da doença.
DIAGNÓSTICO CLÍNICO:
Tosse, chiado, falta de ar, aperto no peito ou desconforto, particularmente à noite ou nas primeiras horas da manhã, sintomas esses que melhoram com terapia específica para a asma e que apresentam caracter episódico. Devemos ter em mente que os achados de exame físico podem estar ausentes quando a obstrução do fluxo aéreo é de grau leve, e em decorrência desses fatores o exame clínico é normal, mesmo com doença presente.
DIAGNÓSTICO FUNCIONAL:
Devem ser realizados quando os achados clínicos não são típicos, em casos de sintomas compatíveis isolados ou quando a doença é de início recente.
1-TESTE DE FUNÇÃO PULMONAR:
Para avaliar a presença de obstrução ao fluxo aéreo. Esta prova é realizada também para melhor avaliação da resposta a medicamentos broncodilatadores.
2-AVALIAÇÂO DA HIPEREATIVIDADE BRONQUICA:

Deve ser realizado sempre que existir forte suspeita clínica de asma e o teste de função pulmonar for normal. Podemos utilizar os seguintes métodos para a avaliação da hipereatividade bronquica.2.1-Teste de Broncoprovocação. 2.2-Exercício. 2.3-Pico de Fluxo Expiratório seriado (PFE)
Atualmente medidas seriadas do PFE são bastante usadas para melhor monitorização da asma, principalmente naqueles pacientes com obstrução acentuada e poucos sintomas("asma silenciosa"),na asma lábil e para comprovar ausência de melhora referida pelo paciente apesar do tratamento adequado, o que provavelmente irá indicar necessidade de modificações na conduta terapêutica.

TESTES ALÉRGICOS:

A história clínica cuidadosa irá orientar o alergista para a escolha das substâncias a serem testadas. Os testes cutâneos são de fácil execução, indolores e de rápida interpretação. Devem ser realizados por profissionais experientes (Alergistas).

DOSAGEM DE IgE:
A elevação dos níveis de IgE é uma das características dos portadores de doença alérgica.

DETERMINAÇÂO DE ANTICORPOS IgE ALERGENO ESPECÍFICO (RAST):

Teste realizado por exame de sangue, também é muito útil quando da impossibilidade da realização dos testes alérgicos.
TRATAMENTO:
São objetivos do tratamento da asma, o controle dos sintomas, a prevenção das exacerbações agudas, manter boa função pulmonar mesmo durante exercícios, evitar os efeitos colaterais dos medicamentos utilizados para o tratamento, prevenir o desenvolvimento de obstrução irreversível das vias aéreas e finalmente prevenir a mortalidade por asma.
Tais objetivos serão alcançados mediante educação do paciente de modo a desenvolver um padrão para o manejo da asma, acesso e monitorização de gravidade da asma com medidas objetivas da função pulmonar, evitar ou controlar desencadeantes e estabelecer planos para o manuseio crônico do tratamento instituído.
CONTROLE AMBIENTAL:
Para os pacientes alérgicos a redução da carga alergênica dentro de sua residência constitui-se na primeira linha anti-inflamatória no tratamento. Deve-se portanto revestir colchões e travesseiros com material impermeável aos ácaros e a lavagem semanal das roupas de cama, inclusive cobertores e acolchoados. Procura-se remover objetos que funcionam como reservatório de alergenos (brinquedos, bichos de pelúcia e livros).As cortinas e carpetes devem ser removidos e a instalação de pisos capazes de serem limpos com pano úmido deve ser estimulada. Dentro das residências deve-se evitar objetos que retenham umidade como vaso de planta, fonte importante de fungos.
A remoção de animais(cão, gato e outros mascotes) é fundamental para os pacientes sensíveis aos mesmos. O controle dos alergenos de baratas pode ser realizado com algumas medidas simples tais como o uso de lixeiras e ralos tampados além do uso de iscas para matá-las, em pontos estratégicos da cozinha e áreas externas da casa.
TRATAMENTO FARMACOLÓGICO:

Dar sempre que possível preferência ao uso da via inalatória para a administração de medicamentos, pois esta via permite a ação destes diretamente no órgão acometido(pulmão).Quando da utilização de aerossol dosimetrado ("bombinha"), recomenda-se, sobretudo em crianças menores e em alguns adultos, o seu emprego em associação a esparçadores, se possível valvulados. Esse método de administração permite um melhor aproveitamento dos medicamentos receitados.Com relação aos medicamentos de pó seco, apenas crianças maiores e adultos consegem utilizá-los de modo mais apropriado. As soluções para nebulização podem ser fornecidas por compressor comum, tendo-se a solução salina como veículo.
Outro ponto importante diz respeito ao fato de, em adultos, ter-se documentado a presença de inflamação das vias aéreas mesmo em pacientes com formas leves de asma e nos de instalação recente .Esse fato tem sido justificativa para a prescrição precoce de tratamento com agentes anti-inflamatórios.
Segundo o principal mecanismo de ação, os medicamentos empregados no tratamento da asma podem ser divididos em duas categorias:1-DE ALÍVIO 2-CONTROLADORES
Os medicamentos de alívio são administrados para controle dos sintomas agudos(beta2 agonistas de curta duração, brometo de ipratrópio, teofilina e derivados, e corticosteróides sistêmicos).
Medicamentos controladores devem ser administrados por períodos prolongados para controle da inflamação(beta2 agonistas de ação prolongada, cromoglicato dissódico, neodromil sódico, cetotifeno, glicocorticosteróides inalatórios e os antileucotrienos).

IMUNOTERAPIA ESPECÍFICA(VACINAS):
Os pacientes portadores de asma leve ou moderada, com mecanismo IgE mediado comprovado por anamnese e investigação laboratorial(testes alérgicos ou IgE específica-RAST),que não tenham se beneficiado apenas pelo controle ambiental, são candidatos à imunoterapia específica. Ela deve ser realizada com alergenos padronizados e sempre por especialista.
Sendo a asma uma doença de causas múltiplas, o conhecimento de fatores desencadeantes e/ou agravantes a ela relacionados permitirá que medidas eficazes de controle possam ser instituídas, em associação ao tratamento farmacológico adequado, se ofereçam melhor controle da mesma e portanto da qualidade de vida desses pacientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.