sábado, 9 de agosto de 2008

Cancro: Estudo cria vacina contra a doença a partir da folha de tabaco

Pesquisa efectuada nos Estados Unidos sugere que a planta do tabaco, responsável por milhões de casos de cancro, pode oferecer uma vacina para tratar uma das formas da doença.

Os investigadores utilizaram a planta como uma incubadora de um anticorpo químico capaz de combater o linfoma folicular de célula-B. Segundo os cientistas, as células deste tipo de cancro possuem uma característica própria que consiste na sua reprodução criando clones idênticos que carregam o mesmo anticorpo na sua superfície exterior.

A vacina, criada a partir da folha de tabaco, tem como função injectar os anticorpos do cancro no paciente, estimulando o seu sistema imunológico para reconhecer e destruir as células do linfoma. Apesar de estar ainda na fase inicial de testes, a vacina apresentou sinais promissores.

"Os resultados são potencialmente muito empolgantes, mas os testes foram feitos em pequena escala, estão em estágio inicial e não avaliaram se a vacina realmente reduz o tamanho dos tumores", afirmou um porta-voz da Cancer Research UK.

"O estudo oferece uma boa base, mas será necessário uma pesquisa maior para testar o sucesso dos anticorpos produzidos pelas plantas no combate ao linfoma não-Hodgkin", concluiu.

Pedro Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.