sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Água ajuda na dieta para redução de peso, diz endocrinologista



Beber água, muita água, diariamente. A recomendação é certa em todos os consultórios médicos, mas, mesmo assim, nem sempre ela é levada tão a sério quanto deveria. Além dos inúmeros benefícios que o líquido oferece, uma motivação a mais para quem ainda não tem esse hábito é que a água pode ajudar na dieta para a redução de peso e é fundamental para quem busca aumentar a massa muscular.

As informações são garantidas pela endocrinologista Fernanda Oliveira Magalhães. A médica ressalta que a água é nutriente muito importante para a saúde. Afinal, ela compõe 2/3 do corpo humano. Assim sendo, a água é fundamental para o funcionamento do metabolismo, garantindo a homeóstase, ou seja, o equilíbrio das funções do organismo.

Entre as funções da água estão o aumento de volume do sangue, o que favorece uma melhor distribuição dos nutrientes no corpo; o estímulo ao trânsito intestinal e o auxílio na digestão, com o aumento do suco gástrico e da saliva. Além disso, a endocrinologista lembra que a ingestão de água adequada é essencial no processo de eliminação de toxinas, evitando o aparecimento de algumas doenças.

Massa muscular. Além de todos os benefícios da ingestão da água, a médica explica que o líquido pode ser um aliado em dietas para a redução de peso. “Por si só, a água não ocasiona a redução de gordura, mas ela origina a sensação de saciedade e isso ajuda as pessoas a comerem menos”, afirma.

De outro lado, a endocrinologista conta que, apesar de poucas pessoas saberem, a hidratação é fundamental para quem planeja ganhar massa muscular. “Além de atividade física e alimentação adequada, é preciso beber muita água”, afirma Magalhães, justificando que quem malha muito desidrata com mais facilidade e a falta de água impede o funcionamento normal do metabolismo e, consequentemente, atrapalha o ganho de massa muscular.

Não espere a sede. A recomendação é que todas as pessoas consumam no mínimo dois litros de água por dia. A nutricionista alerta que não se deve trocar o líquido natural por outros, como os refrigerantes. “Esses 2 litros são de água mesmo. Os refrigerantes possuem muitas substâncias químicas que podem ser nocivas à saúde”, avisa. Em dias mais quentes, essa quantidade deve ser aumentada.

De acordo com Magalhães, é necessário maior consumo de água nos dois extremos da vida: na infância e na terceira idade, pois estão mais suscetíveis à desidratação. Outra dica da endocrinologista é para que as pessoas não esperem a sede para ingerir água, porque essa sensação de desejo para o consumo de líquido já significa um aviso que o corpo já perdeu líquido e deve ser hidratado. Afinal, conforme explica Magalhães, a sede é justamente ativada por alterações na homeóstase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.