sábado, 7 de março de 2009

Cafezinho revigorante

Riad Younes
Um cafezinho faz muita diferença. Após uma refeição, no meio de um dia cheio de tarefas árduas. Parece que alguns goles deste líquido preto injetam uma dose de ânimo e de energia. As vantagens do cafezinho não param por ai. Um estudo recentemente publicado na revista Circulation avaliou o impacto do consumo de café nos riscos de mulheres desenvolverem derrame cerebral (conhecido como acidente vascular cerebral, ou AVC). Os pesquisadores, liderados pelo doutor E. Lopez-Garcia, das universidades de Harvard, em Boston, Estados Unidos, e de Madri, Espanha, seguiram mais de 83 mil mulheres saudáveis, sem sinais de doença cardíaca ou cerebral, durante 24 anos.

Em intervalos regulares de dois a quatro anos, as voluntárias eram reavaliadas no estudo. Quando analisaram o consumo diário de café, os cientistas observaram que as mulheres que consumiram mais de quatro xícaras por dia tiveram o risco de desenvolver derrame cerebral reduzido em 20%. À medida que o consumo de café diminuía, o risco de derrame aumentava proporcionalmente. Mulheres que consumiam uma xícara por dia conseguiram reduzir em 12% seu risco de AVC.

O pior grupo era formado por voluntárias que não tomavam mais de um cafezinho por mês. O benefício mais claro foi detectado no grupo de mulheres não-fumantes. Neste conjunto, consumir quatro ou mais xícaras de café por dia reduziu o risco de derrame em mais de 43%. Por outro lado, em mulheres fumantes, o elevado consumo de café não conseguiu ter um impacto tão grande. O risco de derrame foi reduzido somente em 3%.

O mesmo efeito deletério foi observado em pacientes hipertensas ou diabéticas. Os pesquisadores encontraram evidências de que a cafeína não seria responsável por esses efeitos protetores.

O consumo de chá ou de refrigerantes ricos em cafeína não diminuiu os riscos de derrame cerebral nessas mulheres. Substâncias outras, presentes no cafezinho, como os flavonoides, podem ser associados com a proteção contra os derrames. Após esta notícia, até que um cafezinho ia muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.