quinta-feira, 12 de março de 2009

Exames para cuidar dos rins

Fonte: O Povo Online - 12 Mar 2009 - 00h07min
A iniciativa pretende chamar atenção para o diagnóstico precoce da doença renal crônica que afeta quase 1 milhão de brasileiros

Se você é diabético, hipertenso ou tem algum parente com doença renal crônica, a atenção aos seus rins deve ser redobrada, pois você pode ter problemas renais e não saber. Por isso, hoje, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em parceria com médicos e estudantes de Medicina, prestará atendimento gratuito à população, com realização de exames e orientações sobre os cuidados que a pessoa deve ter com os rins. Serão dois pontos de atendimento na Capital: um na Praça do Ferreira, para jovens, adultos e idosos e outro no Hospital Albert Sabin, para o atendimento específico de crianças. A ação acontece em várias capitais do Brasil e faz parte das comemorações pelo Dia Mundial do Rim, que será amanhã.

Durante o atendimento, serão realizados exames de verificação da pressão arterial, da taxa de glicemia, além do exame de urina. De acordo com o presidente da Liga de Nefrologia dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Adller Barreto, esses exames são feitos com o objetivo de identificar quem faz parte dos grupos de risco e encaminhá-los ao tratamento adequado com um nefrologista, médico especialista em doenças renais. “Através da verificação da pressão arterial e do exame de glicemia, nós podemos identificar se o paciente é hipertenso ou diabético, que são fatores de risco para a doença renal crônica”, explica. Já o exame de urina, mede a quantidade de proteínas, chamadas de proteinúrias, no organismo.

Segundo a presidente da SBN (regional Ceará), Sônia Holanda, os problemas renais têm aumentado muito em todo País. “É quase uma epidemia”. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, quase 1 milhão de brasileiros têm problemas renais e 70% deles não sabem. Atualmente, no Ceará, segundo Sônia Holanda, 2.881 pacientes estão fazendo tratamento de diálise e 257 estão na fila dse espera, aguardando o transplante renal.

SERVIÇO
Exames gratuitos (pressão arterial, glicemia e urina) e orientações sobre prevenção renal na Praça do Ferreira (adultos) e no Hospital Albert Sabin (crianças). Horário de atendimento: 8 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.