sexta-feira, 18 de março de 2011

Recém-nascidos devem receber somente leite materno, afirma a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 1,5 milhão de crianças podem ser salvas em todo o mundo anualmente se fossem amamentadas exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade e complementar até os dois anos. De acordo com a OMS, apenas 35% das crianças com até seis meses de vida recebem somente o leite materno.

A Organização divulgou que mais de dois terços das 8,8 milhões de mortes anuais de crianças menores de cinco anos são provocadas pela subnutrição. A doença está associada, inclusive, a práticas de alimentação inadequadas, como alimentos na mamadeira, nos primeiros cinco meses de vida.

De acordo com a OMS, aumentar os índices de aleitamento materno é a chave para melhorar a nutrição de crianças em todo o mundo. A Organização de Saúde baseia esta afirmação em dados dos hospitais que receberam o título de Amigos da Criança. Nestas unidades o potencial de oferecer a milhões de bebês um início de vida mais saudável é bastante elevado.


No Brasil, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revela que os bebês nascidos nas instituições Amigos da Criança mamam por um período maior do que as crianças nascidas em outras maternidades. Atualmente, 335 hospitais brasileiros têm o título, conferido pela OMS em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A OMS considera o leite materno o alimento ideal para recém-nascidos e crianças pequenas. Ele é seguro e oferece ao bebê todos os nutrientes que precisa para um desenvolvimento saudável, além de conter anticorpos que protegem as crianças de doenças comuns na infância.

Uma das causas apontadas pela OMS para o número reduzido de bebês alimentados somente com leite materno é a falta de orientação e de apoio por parte de profissionais de saúde. O órgão acredita que a desinformação leva as mães a interromperem a amamentação poucas semanas após darem à luz.
http://www.corposaun.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.