sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ajustes na rotina ajudam na independência do paciente com Alzheimer

A progressão da Doença de Alzheimer é lenta e vai limitando as atividades do paciente. Assim, promover pequenas alterações na casa do portador da doença ajudará a dar-lhe mais independência e segurança, além de facilitar o dia a dia do paciente. “Assim, ele ficará mais seguro e confiante para transitar pela residência e garantir sua sociabilidade por mais tempo”, explica o neurologista Rodrigo Rizek Schultz, do Núcleo de Envelhecimento Cerebral da Universidade Federal de São Paulo (NUDEC-UNIFESP). As demências afetam 36 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que a doença de Alzheimer acomete cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil.

De acordo com Schultz, retirar os tapetes ajudará a prevenir quedas e escorregões. No banheiro, é preciso redobrar a atenção: barras de segurança próximas ao chuveiro e ao vaso sanitário auxiliarão nos cuidados diários. Além disso, a porta com uma abertura de 20 cm do chão facilitará o socorro ao paciente, quando necessário.

O cuidador precisa estimular e orientar o paciente a colocar suas finanças em ordem, além de estabelecer hábitos e horários para as atividades e, principalmente, deixar os objetos em locais determinados. “Se o paciente na fase inicial da doença for envolvido em pequenas tarefas, como arrumar a cama, e receber pequenos elogios por conseguir completá-las, é uma forma de fazê-lo se sentir útil”, aconselha o especialista.

Já nos estágios mais avançados da doença é necessário redobrar a atenção, pois o paciente começa a apresentar os primeiros problemas de memória. É fundamental organizar uma rotina para evitar que o paciente fique confuso e colocar sinalização pela casa ajudará a orientar o portador. A cozinha com objetos cortantes e pontiagudos é um ambiente perigoso para o paciente de Alzheimer. Ele precisa de monitoramento quando estiver na cozinha, para evitar que se corte ou provoque um vazamento de gás, que pode resultar em incêndio.

No site www.doencadealzheimer.com.br, é possível fazer um passeio virtual por uma casa preparada para receber um paciente de Alzheimer, além de dicas para o cuidador e videoaula para profissionais de saúde.

Doença
O Alzheimer, uma doença progressiva e degenerativa, causada pela deterioração das células do cérebro (neurônios), representa de 50 a 70% das demências. A demência é considerada uma síndrome (grupo de sinais físicos e sintomas) que apresenta três características principais: esquecimento ou problemas de memória, alterações no comportamento (agitação, insônia, choro fácil) e perda de habilidades (dirigir, vestir-se, cozinhar).

“Ainda não existe cura para a doença, mas alguns medicamentos podem melhorar o comportamento do paciente e também diminuir a velocidade de progressão dos sintomas cognitivos. É o caso da memantina, indicada na fase moderada a grave. A substância impede os efeitos de níveis patologicamente elevados de glutamato, que podem levar à disfunção neuronal, e evita que o neurônio fique exposto a um fluxo excessivo de cálcio, um dos mecanismos responsáveis pela morte celular”, finaliza Schultz.

Por Lais - imagem:comunidademib.blogspot.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.