terça-feira, 24 de novembro de 2015

AIDS se espalha mais pelo Estado e contaminação aumenta em 31%

Secretaria de Estado da Saúde alerta que falta de informação prejudica tratamento e prevenção

Casos de AIDS e HIV positivo crescem no Estado - (Foto: Divulgação) 

Os casos de HIV positivo e AIDS em Mato Grosso do Sul aumentaram 31% neste ano. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta que a falta de informação vem sendo o principal problema tanto no contágio como para o tratamento, que quando começa tardiamente resulta em complicações para os pacientes e aumenta o risco de morte.
Esse quadro deficitário será combatido pela SES no dia 1º de dezembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Luta contra AIDS.

De acordo com informações divulgadas pela secretaria nesta terça-feira (24), ano passado foram registrados 364 casos da doença. A partir de 2015, novos parâmetros passaram a ser utilizados e com isso, houve a separação de registros em HIV positivo e AIDS. Com isso, até novembro deste ano, a SES confirma 312 casos de HIV positivo e 165 de AIDS.

A rede de assistência em Mato Grosso do Sul conta com 11 Unidades Dispensadoras de Medicamentos e ainda há 12 unidades com Serviço de Atendimento Especializado para o acompanhamento e tratamento de AIDS.
O Estado possui também em sua relação de medicamentos disponíveis a Dose Fixa Combinada (DFC). Esse remédio é um comprimido que contém nele três medicamentos e a combinação faz parte do Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e AIDS do Ministério da Saúde, publicado em 2013.

Atividades
A programação para o 1º de dezembro terá palestra às 9h com a gerente técnica do Programa Estadual de DST/AIDS da SES, Danielle Martins. As explicações serão feitas a servidores da Secretaria de Estado de Saúde.
A palestra abordará informações fundamentais para que as pessoas conheçam melhor a doença e possam se prevenir. O foco é sempre esclarecer dúvidas e falar da importância do tratamento imediato”, afirmou Danielle.
Testes rápidos também serão feitos no Comando Militar do Oeste (CMO), um trabalho conjunto com técnicos da Gerência de Atenção à Saúde do Homem da SES.

fonte:correiodoestado.com.br
por Rodolfo César
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.