Por Samuel Ribeiro - Revista Saúde é Vital
Bastam 30 minutos. Esse é o tempo necessário para fazer uma circuncisão, ou postectomia, palavrão com que os urologistas chamam a cirurgia de retirada da fimose, aquele estreitamento circular no prepúcio, na ponta do pênis, capaz de impedir a glande - popularmente conhecida por cabeça - de ser exteriorizada. è como se um cinto bem apertado estivesse ali, contornando a pele. Aliás, a operação também é indicada quando este tecido é excessivo, mesmo sem haver o sufoco do anel muito estreito.
Geralmente a cirurgia é feita na infância, mas pode ser prescrita na vida adulta. "Se um homem tem fimose é porque provavelmente, o problema não era tão grave quando ele ainda era menino, mas, com o tempo, passou a causas algum tipo de transtorno", diz o urologista Luis Augusto Rios, presidente do braço paulista da Sociedade Brasileira de Urologia. Sem contar que a fimose, quando não é congênita, ou seja, vunda de berço, pode aparecer com o próprio desenvolvimento dom pênis - as chances aumentam se ele tiver sofrido algum trauma ou infecção.
"Existem graus diferentes de fimose", explica o urologista Sidney Glina, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. "Nos casos mais leves, a glande até consegue s expôr, mas isso dói. Quando o problema é mais avançado, a glande nem chega a aparecer". A dor sempre pode surgir durante a ereção, tornando o ato sexual uma verdadeira agoria e, aí, circuncisão é mais do que recomendada.
Outras complicações dão as caras por causa da dificuldade de pôr a cabeça para fora - do prepúcio, bem estendido. Se ela fica dentro da toca, é impossível mantê-la limpa. E quando a higiene falha, o ambiente se torna perfeito para a proliferação de micróbios. "Fungos, como o Candida sp, gostam de lugares uentes e úmidos e se estabelecem por ali", ilustra o urologista Ricardo Saad, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista. Por isso mesmo, a cirirgia sempre é cogitada no caso dos diabéticos, que têm maior propensão a processos inflamatórios e infecções na glande.
"Outra vantagem da postectomia é previnir o câncer de pênis", diz Sidney Clina. No Brasil, 2% dos tumores que acometem os homens são deste tipo. A incidência é mais rara em países onde a circuncisão é bastante praticada.
Pomadas de corticóides podem resolver a fimose das crianças, ajudando a soltar a pele. "Aquela ginástica de puxar a pele do pequeno com a intensão de acabar com a fimose pode piorar as coisas, provocando fissuras e machucados", avisa o médico Luis Augusto Rios. "A cicatrização dessas lesões forma um tecido mais espesso, como se fosse uma segunda fimose sobre aquela já existente".
Nenhum comentário:
Postar um comentário