Ciclo vicioso Consumir açúcar todos os dias pode abrir ainda mais o apetite
PRISCILLA PEREZ
Da Gazeta de Piracicaba
priscilla.perez@gazetadepiracicaba.com.br
Dietas ricas em açúcares são capazes de aumentar o apetite da pessoa e reduzir a sensação de saciedade. Quanto mais açúcar o corpo ingere, mais insulina precisa fabricar para metabolizá-lo, é o que alerta a nutricionista Juliana Zanetti Monteiro Agosta, da Medicina Preventiva da Amhpla (Cooperativa de assistência médica).
Segundo ela, altos níveis de insulina (hormônio fabricado pelo pâncreas, que retira a glicose do sangue levando-a para dentro das células) parecem interferir com a leptina (hormônio fabricado pelo tecido adiposo, que avisa o cérebro sobre a quantidade de gordura estocada). Por isso, afirma Juliana, quando os níveis de insulina estão muito altos, o cérebro não fica sabendo quanta gordura está estocada e o resultado final é uma maior ingestão de alimentos. "Logo, quanto mais doce comemos, mais temos vontade de comer."
A ingestão exagerada de açúcar, de uma só vez, provoca uma elevação rápida da glicose no sangue. "Para trazer de volta ao normal a quantidade de glicose acumulada no sangue, nosso organismo faz com que o pâncreas produza um hormônio chamado insulina, que retira o excesso de glicose da circulação", diz Juliana.
Quando sobra açúcar, as moléculas de glicose se unem umas às outras para formar uma molécula maior chamada glicogênio, e assim é feito o estoque de energia. Esse estoque é colocado principalmente em dois locais: no fígado e no músculo, como a capacidade de estocagem é limitada seu excesso acaba ajudando na formação das células de gordura chamada adipócitos.
"Enquanto o pâncreas "der conta do recado", ou seja, for capaz de produzir mais e mais insulina, as taxas de glicose no sangue vão se manter dentro do normal, mas um excesso constante de insulina traz consequências desastrosas para o resto do organismo como obesidade, problemas cardíacos e diabetes", alerta a nutricionista.
REFLEXO NEGATIVO. Por isso, comer chocolate todos os dias é um exagero que deve ser controlado. A ingestão de outros carboidratos em excesso como pães e massas, também podem ser considerados grandes vilões para a beleza, afirma Juliana, contribuindo efetivamente para o envelhecimento e flacidez da pele, dos cabelos e das unhas. "O excesso de açúcar no organismo colabora efetivamente para o envelhecimento da pele, e para o surgimento e agravamento de doenças como a aterosclerose (doença que obstrui as artérias) e o diabetes mellitus."
O ideal indica a especialista é procurar comer frutas ao invés de doces, cereais integrais ao invés dos branquinhos e refinados e sempre acompanhar massas com uma bela salada verde.
"Tentar deixar o prato mais colorido nos ajuda a ingerir nutrientes diferentes e a equilibrar os possíveis excessos. Não precisamos tirar o açúcar completamente de nossas vidas, afinal, ele também libera sensações de prazer, porém devemos respeitar nosso corpo, pois ele é nossa verdadeira casa", explica Juliana.
Qualquer alimento, desde que ingerido com moderação e saboreado com prazer, sem pressa e sem ansiedade, dentro de uma dieta equilibrada, não é prejudicial, relata ela, que completa: "Lembre-se da frase, você é o que você come, portanto sua saúde esta diretamente ligada a bons hábitos alimentares e de saúde, como por exemplo os exercícios físicos regulares que ajudam a manter o equilíbrio de nosso organismo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário