quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dormir pouco pode aumentar o risco de diabetes na adolescência

Pesquisa americana revela que o sono equilibrado reduz chances de desenvolver doença

Se a maioria das crianças resiste à hora de ir para a cama, quando chega à adolescência o trabalho dos pais em convencer os filhos a dormir redobra. Essa é a fase da vida em que facilmente se troca noites de sono pelo computador ou pelas baladas. Só que o costume de dormir pouco pode aumentar o risco de o jovem contrair diabetes.

Segundo pesquisa da Universidade de Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, o sono equilibrado diminui os níveis de resistência à insulina e reduz as chances de desenvolver a doença. O estudo, publicado no jornal “Sleep”, acompanhou os padrões de sono e a resistência à insulina de 245 adolescentes saudáveis. E comprovou que a maior resistência à insulina estava ligada à menor duração de sono, sendo indiferentes outros fatores como sexo, idade, raça e índice de massa corporal.

Além de aumentar o risco de contrair diabetes, a privação do sono na adolescência pode limitar a capacidade de concentração e aprendizagem, causar agressividade e impaciência e provocar ansiedade.

Por Yasmin Barcellos 
fonte:http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&url_id=5093
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário