segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Alfarroba pode substituir chocolate nas dietas

Produto pode ser consumido também por diabéticos, celíacos e intolerantes à lactose.


A planta é usada pelos egípcios há mais de cinco mil anos, mas ainda é novidade para muita gente. Alternativa para substituir o chocolate, o produto pode ser usado nas dietas e beneficia quem tem problemas de saúde que restringem o açúcar.

A nutricionista Mariely Barcelos indica a alfarroba há bastante tempo. De acordo com ela, os pacientes adoram, principalmente as crianças. “Ela ocupa o lugar do chocolate, pois além de não conter estimulantes como cafeína e teobromina, é rica em vitaminas e minerais”, explica. “Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba tem 0,7% de gordura e alto teor de açúcares naturais”, complementa ela.

Da vagem da alfarrobeira, uma árvore nativa do mediterrâneo, se extrai uma polpa que é torrada e moída e o pó obtido é usado na substituição do cacau. Por ser naturalmente doce, dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus derivados. Vendida em casas de produtos naturais, a alfarroba pode ser consumida em pó, adicionado a vários produtos, mas também está disponível em bombons e barras semelhantes ao chocolate.

Mariely diz ainda que o produto pode ser consumido por diabéticos e pessoas com intolerância alimentar, como celíacos e intolerantes à lactose, pois não contém glúten e lactose. “Mas, nos dias atuais, com o alto índice de obesidade, ela é muito utilizada nas dietas”, lembra a nutricionista.

Por enquanto, apenas uma marca comercializa a alfarroba no Brasil, mas atualmente a distribuição é boa e os produtos são facilmente encontrados em casas de produtos naturais de Criciúma. Um bombom de 15 gramas custa cerca de R$ 1,50.

Dados nutricionais

Em 100 gramas do produto são encontrados 303 mg de cálcio, 633 mg de potássio e 126 mg de fósforo, além de outros minerais como ferro e zinco e vitaminas E, B6 e B12.

¹Com informações e texto da jornalista Lene de Costa, da Alfa Comunicação, que faz assessoria de imprensa para a Clinigastro.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário