sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Hepatite B: Muitos portadores desconhecem que tem a doença.

A Secretaria Estadual de Saúde e a Defesa Civil alertaram recentemente que 170 mil pessoas têm hepatite B no Rio de Janeiro. Mas apenas 2 mil pessoas tem conhecimento que são portadoras do vírus.

A hepatite B é uma doença infecciosa do fígado causa pelo vírus da Hepatite B (HBV). Sua transmissão se dá através do sexo, por agulhas com sangue infectado e da gestante para o filho na hora do parto. Por essa razão é importante que as grávidas façam o teste durante os exames pré-natal. Quando a mãe é portadora do vírus, o risco de transmissão da doença para o bebê no parto é de 90%.

A hepatite varia de gravidade e pode vir a se tornar crônica, durando para toda vida. Quando se torna crônica a doença pode até evoluir para uma cirrose hepática ou câncer no fígado e levar a morte. A probabilidade da hepatite B aguda se tornar crônica depende da idade na qual a pessoa contrai o vírus.

Aproximadamente 90% dos bebês com menos de 1 ano de idade infectados desenvolverão hepatite B crônica. Para crinaças entre 1 e 5 anos de idade as chances de desenvolverem hepatite B crônica são entre 25-50%. Esse risco cai para 6-10% quando a pessoa infectada tem mais de 5 anos de idade.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário