sábado, 5 de outubro de 2013

Uma colonoscopia a cada 10 anos reduz em 40% o risco de câncer colorretal

NOVA YORK - A colonoscopia, se realizada a cada 10 anos, pode diminuir em 40% os 1,2 milhões de casos de câncer colorretal diagnosticados a cada ano. O estudo foi realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard e publicado em setembro de 2013 no New England Journal of Medicine. No Brasil o câncer colorretal matou 13.344 pessoas em um ano (fonte: Instituto Nacional de Câncer- INCA, 2010) e nos Estados Unidos mais de 50.000 pessoas morrerão deste tipo de câncer em 2013 (fonte: CBSNews, 2013).

A colonoscopia é um exame visual do cólon realizado por meio de uma sonda. Em geral, o exame é realizado com anestesia geral. Atua na prevenção do câncer colorretal, ajudando na identificação de pólipos e na remoção imediata deles. Graças a esta técnica há redução na probabilidade de desenvolver câncer de cólon. A colonoscopia é um método de diagnóstico, mas também terapêutico, uma vez que há possibilidade de remoção de pólipos e de outros tecidos tumorais.

No estudo realizado pela Universidade de Harvard, os pesquisadores analisaram os dados de dois grandes estudos que envolviam cerca de 90 mil participantes, os quais foram convidados a preencher um questionário a cada dois anos sobre a sua saúde e mencionar se eles fizeram ou não colonoscopia. Estes dois grandes estudos foram realizados entre 1988 e 2008.

Durante este período, houve cerca de dois mil casos de câncer colorretal e 474 mortes. Tanto a sigmoidoscopia (exame mais rápido, mas menos eficaz) como a colonoscopia, permitem a verificação de tumores na parte inferior do cólon e no reto e estão associados à diminuição no número de mortes e de casos de câncer colorretal.

Observe que só a colonoscopia é capaz de proteger contra os tumores que se desenvolvem na parte superior do cólon e do reto. "De acordo com os nossos cálculos - dizem os autores - se todos os participantes tivessem sido submetidos a uma colonoscopia, haveria 40% menos diagnósticos desses tumores".

Os pesquisadores recomendam a realização de uma colonoscopia a cada 10 anos a partir dos 50 anos de idade, salvo recomendação médica (algumas pessoas devem efetuar este exame antes dos 50 anos, por exemplo, quando há histórico de câncer na família).

A ingestão de vitamina D, o controle de peso, uma dieta saudável e equilibrada, rica em frutas e legumes e a prática de exercícios físicos regularmente são igualmente importantes na prevenção do câncer colorretal, de acordo com o Dr. Ogino, que participou do estudo e colabora para a mídia americana CBSNews.

Por Xavier Gruffat – farmacêutico, 30 de setembro de 2013, Copyright foto: Fotolia.com

Informações sobre o estudo (meta dados)

Nome do estudo (geralmente em inglês)

Long-Term Colorectal-Cancer Incidence and Mortality after Lower Endoscopy
New England Medical Journal Harvard School of Public Health (USA)

fonte:http://www.criasaude.com.br/N23683/uma-colonoscopia-a-cada-10-anos-reduz-em-40-o-risco-de-cancer-colorretal.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.