quarta-feira, 23 de março de 2016

Fibromialgia: Qual é o remédio?


Em outras ocasiões já trouxemos informações sobre o que é a fibromialgia e os sintomas que provoca esta doença crônica do grupo da artrite. No artigo de hoje queremos esclarecer o que pode ser feito quando você sofre com esta doença, ou seja, quais são os tratamentos para aliviar as dores que causa a doença e melhorar a sua qualidade de vida.


A fibromialgia é uma condição crônica, cujas causas ainda não estão totalmente identificadas. As mulheres são as mais afetadas por esta doença e a questão que normalmente surge é se existe um tratamento eficaz para a fibromialgia. Aqui te contamos o que você pode fazer para aliviar a dor muscular.

Você sabe como é: dói tudo, se sente cansado e apesar de ter se sentido assim por muito tempo, talvez um ou mais médicos não parecem ter encontrado a causa da sua dor. Seus músculos, ligamentos e tendões não te deixam descansar e inclusive apenas tocá-los ligeiramente te causa dor. Se este for o seu caso, provavelmente você tem fibromialgia. Esta é uma condição crônica que afeta principalmente as mulheres.

Ainda não foi claramente determinada, mas é provável que a fibromialgia se inicie, em seguida, de um incidente que tenha deixado um impacto emocional profundo. Mas também acontece que não há nada em particular que tenha provocado o seu desenvolvimento.

Aqui te contamos o que você pode fazer para aliviar a dor em seus músculos e ter uma melhor qualidade de vida, quando sofre de fibromialgia.

1. Medicamentos: Os analgésicos como o paracetamol (Tylenol) ajudam a aliviar a dor. Os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINE por sua sigla em Inglês), como o ibuprofeno (Advil, Motril) e a aspirina em combinação com outros medicamentos podem ser prescritos pelo seu médico para aliviar os desconfortos causados pela fibromialgia.

Os antidepressivos são também eficazes no tratamento da fibromialgia. Fluoxetina (Prozac) usada em combinação com Amitriptilina pode ajudar a relaxar os músculos, reduzir a dor e promover o sono.

Os medicamentos para tratar a epilepsia como gabapentina (Neurontin) e pregabalina (Lyrica) funcionam para melhorar a dor, porque atuam sobre as terminações nervosas que enviam os sinais de dor. Este último é o primeiro medicamento aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos para o tratamento da fibromialgia.

2. Exercício: A fisioterapia e alguns exercícios podem ajudar a reduzir a dor. Muitas mulheres que sofrem de fibromialgia dizem que se sentem melhor depois de fazer exercícios de alongamento. Colocar compressas quentes ou alternar entre água quente e fria também podem melhorar a dor muscular.

Certamente com a dor da fibromialgia, o exercício é a última coisa que passa pela sua cabeça. Inclusive muitos médicos pensavam que, em vez de aliviar os sintomas da fibromialgia, o exercício poderia piorá-los. No entanto, vários estudos científicos recentes têm mostrado que o exercício aeróbico, o alongamento e outros exercícios como yoga e pilates são essenciais para os pacientes com fibromialgia.

Como você pode perceber, existem várias maneiras de melhorar a dor causada por esta doença. Consulte o seu médico sobre o seu caso específico e quais são as melhores opções de tratamento para você. Como a fibromialgia pertence ao grupo da artrite, o especialista é o reumatologista.

fonte:saudedicas.com.br
imagem:clinicasuperacao.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.