sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Pycnogenol: Benefícios e como usar


Pycnogenol se denomina o extrato da casca do pinheiro marítimo francês (Pinus pinaster). A fonte específica trata-se de árvores localizadas na área sudoeste da França, próximo do Bordeaux. Os pinheiros são cultivados durante 30-50 anos, sem a utilização de pesticidas nem herbicidas.

Trata-se de uma patente que se padronizou para obter aproximadamente 60-70% de proantocianidinas. Estas substâncias contêm catequinas, semelhantes às encontradas no chá verde.

Como funciona o Pycnogenol
As catequinas encontradas nesse extrato de casca do pinheiro marítimo são potentes antioxidantes que permitem neutralizar os efeitos prejudiciais dos radicais livres e seu trabalho oxidativo celular. O pycnogenol atua estimulando as células para aumentar o seu potencial antioxidante, além de reduzir no plasma sanguíneo o nível de radicais livres.

Pycnogenol exerce função antiviral e antimicrobiana, o que estimula o sistema imunológico e fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e capilares. Portanto, influencia na melhora da circulação, devido ao fato de que previne as possíveis constrições de artérias e coágulos.

Fontes mais ricas de polifenóis e catequinas
Extrato de semente de uva tende a ser confundido com o extrato mencionado, mas são duas fontes diferentes.
Polifenóis de cacau.

Pycnogenol.
A sua presença na forma de suplementos podem ser isolados ou em conjunto com um complexo de substâncias que tenham o objetivo do cuidado articular e ósseo, assim como para o tratamento da falta de irrigação e circulação sanguínea, assim como na presença de varizes.


Como tomar Pycnogenol?

Pycnogel deve ser recomendado por um fitoterapeuta. Geralmente, as doses variam em torno de 50-60 mg por dia, com mudanças significativas se a ingestão for mantida regularmente. Ainda assim, as doses padrão recomendadas se estabelecem em torno de 100-200 mg, não apresentando qualquer perigo tóxico para a saúde.

A forma de tomar Pycnogenol seria dividir a dose diária em 2 partes, para almoço e jantar, ou tomar diretamente a dose no café da manhã.

Benefícios do Pycnogenol para a saúde
Graças às propriedades que detém Pycnogenol, é possível conseguir entre outros, esses benefícios para a saúde:

*Aumenta a resistência no esporte.
*Reduz os casos de asma nas crianças.
*Previne alergias. Tomando Pycnogenol em períodos anteriores as estações que pioram as alergias.
*Melhora o perfil lipídico do sangue. Regulando os níveis de colesterol.
*Melhora a função renal. Aumentando o fluxo de sangue cortical nos rins.
*Diminui as doenças da retina em diabéticos.
*Disfunção erétil.
*Aumento da função cognitiva e melhora da memória.
*Reduz a inflamação.

Por Denise Cipolli Terapeuta Holística de Guaratinguetá, SP
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.