quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Fimose

Este tecido único que reveste todo o órgão genital masculino chama-se PREPÚCIO, por ser muito inervado e vascularizado também tem grande sensibilidade e oferece proteção local contra os efeitos irritantes da urina e de fezes.

CARACTERÍSTICAS EMBRIOLÓGICAS.

O desenvolvimento do prepúcio, acontece no terceiro mês de gestação e no final do quinto mês completa a sua formação. No nascimento ocorre uma fusão entre a glande (cabeça do pênis) e o prepúcio, o que impede a sua exposição. Quando esta persiste após os anos esta caracterizada a fimose.

A FIMOSE fisiológica acomete 96% de recém nascidos e diminui sua incidência com a idade (porque os tecidos que contem cistos de queratinização acabam rompendo permitindo assim a exposição da glande com retração do prepúcio.

Obs1- As fimoses fisiológicas não requerem nenhum tipo de tratamento cirúrgico.

Obs2- Aos três anos de idade, 10% das crianças não apresentam fimoses verdadeiras (anel fimótico presente e não retração do tecido prepucial) e aos quatorze anos, apenas 1% tem fimose.

Então: só há realmente FIMOSE quando e caracterizada por um anel fimótico e fibrótico prepucial com aderências, que impossibilite a exposição da Glande.

A presença da fimose, dificultando a exposição da glande impede que se estabeleça uma adequada higiene do pênis, o que culmina com infecções de repetição, doenças sexualmente transmissível e na idade adulta o câncer de pênis.

Obs.: O tratamento da fimose verdadeira é a cirurgia, chamada de POSTECTOMIA que consiste na retirada do prepúcio, onde está localizado o anel da fimose.

Nas crianças é necessário anestesia geral, este procedimento não é isento de riscos com um índice de complicações que podem chegar a 34% e que estes números caem bastante quando é executada por profissional capacitado, no caso urologistas com formação e títulos de especialistas.
Figura 1

As principais complicações são:

1- Hemorragia

2- Estreitamento do meato uretral e do anel prepucial, e até mesmo relacionado a glande e o pênis.

3- Edemas


Segundo estudos recentes, se houver complicações a cirurgia (postectomia), pode apresentar custos consideráveis, podendo chegar até 1.920 dólares por procedimento.

E o tratamento clínico tem o seu lugar.

Bem, a partir dos de 1990, tem sido propostos uma serie de alternativas com o uso de corticóides tópicos (aplicação no local a base de gel e pomadas) e com resultados bastante satisfatórios , principalmente nas crianças e que é muito bem aceito pelos pais, por ser procedimento simples , barato e que oferece baixo risco, sem efeitos colaterais, alem de boa adesão ao tratamento proposto, quando bem orientado.

Figura2



CONCLUSÃO:

1- Atenção especial dos pais orientando desde cedo, visto que a fimose hoje esta envolvida no câncer de pênis e por isso a higienização do pênis e prepúcio é tão fundamental quanto essencial.

2- O tratamento clínico é sim, uma boa opção quando bem indicado.

3- A cirurgia é o principal fator de correção, porém deverá ser realizada por urologistas capacitados e referendados pela sociedade brasileira de urologia.


Dr. Gerson Ferreira Cavalcante (TISBU)
Médico Urologista do CBMAL e do Centro Avançado de Urologia
Colaborador do Caldeirão de Novidades 


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Um comentário:

  1. MEU NEGOÇO E PIKENO E O COMO FAÇO PRA CRESCER ANONIMO


    SEM CIRURGIA SEM REMEDIO SEM MACUMBA

    ResponderExcluir

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.