quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Adrenalina: O que é e para que se utiliza

Quem nunca ouviu falar sobre a Adrenalina?

Mas de fato conhecemos este medicamento? Sabemos para que serve e como é utilizada? Esta substância é produzida pelo organismo, mas em alguns casos pode ser necessário administrá-la ao paciente. No artigo de hoje te contamos em detalhes sobre o que é a adrenalina, como é utilizada e quando é contra-indicada.

A adrenalina é um hormônio e um neurotransmissor, produzida pela medula supra-renal a partir da conversão de noradrenalina por parte de uma enzima a N-metil-transferase. É um hormônio simpaticomimético, ou seja, participa do sistema nervoso simpático em resposta a fuga ou luta, tem efeito vasoconstritor, aumenta a frequência cardíaca e produz dilatação brônquica no sistema respiratório.

Quimicamente é um aminoácido, altamente solúvel, não atravessa a barreira sangue-cérebro, não penetra no sistema nervoso central, mas acredita-se que por sua estimulação simpática periférica produz uma ativação a nível central.

Para que se utiliza a adrenalina:

A adrenalina se utiliza em:

Reações de hipersensibilidade do tipo I (moderada a grave).
Angioedema: inchaço dos lábios, língua, pálpebras.
Choque anafilático: reação exagerada e grave do sistema imunológico com edema da glote, insuficiência respiratória aguda e bronco espasmo generalizado por estímulo do receptor β2.
Crise de asma aguda grave quando não responde a outros medicamentos.
Antigamente era utilizada para a insuficiência cardíaca, a nível circulatório aumenta a frequência cardíaca e o volume minuto cardíaco por estímulo do receptor β1 e diminui a resistência periférica total por vaso dilatação por estímulo do receptor β2 em baixas doses, doses elevadas aumentam a resistência periférica total por estímulo de α1.

A adrenalina associada a um anestésico local: a adrenalina por vaso constrição diminui o fluxo na área para que haja um maior contato do anestésico local com a estrutura nervosa e a passagem da circulação geral se torna mais lenta, portanto, existe menos risco de toxicidade sistêmica, além disso, a adrenalina também promove a hemostasia, se o local da aplicação do anestésico local sangra.
Vias De Administração De Adrenalina:

Intravenosa: emergência, latência imediata, risco de cardiotoxicidade.

Subcutânea: para angioedema, maior latência do que por via intravenosa, estar em risco de cardiotoxicidade. Se durante a administração o paciente começa com taquicardia, muitos usam um laço, o qual vai sendo ajustado para reduzir a absorção da droga.

Intramuscular: por esta via é garantida a absorção adrenalina, tem maior latência do que a via subcutânea e não existe tanta droga em circulação como por via intravenosa, por isso o risco de cardiotoxicidade é menor.

Endotraqueal: ou instilação pelo tubo endotraqueal, em pacientes internados na UTI (unidade de terapia intensiva) com crise asmática aguda grave que não respondem à administração de outras drogas.

Quais são os efeitos adversos da adrenalina:

Ansiedade, nervosismo, irritabilidade, tremores, tontura, insônia, dores de cabeça (por resposta reflexa do sistema nervoso central para as alterações hemodinâmicas, já que a adrenalina não ultrapassa a barreira hematoencefálica).
Lipólise (quebra de gordura) aumentada.
Propriedades cardíacas aumentadas.
A Adrenalina É Contra-Indicada Em:

Hipertireoidismo e hipertensão, já que as pessoas que sofrem com estas condições estão mais propensas a infartos, hemorragias ou arritmias cardíacas.
Pacientes psicóticos ou com Parkinson, porque pode agravar o tremor, os delírios ou as alucinações.
Pacientes aos quais foram administrados bloqueadores beta, já que podem apresentar hipertensão arterial ou hemorragia cerebral.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/medicamentos/adrenalina-o-que-e-e-para-que-se-utiliza-2833631
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.