segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Enxaqueca e alimentação

A enxaqueca é uma doença caracterizada principalmente por dores de cabeça bem fortes. Ela também pode causar enjoo, fotofobia e irritação. As mulheres são as mais atingidas: cerca de 12% da população feminina sofre com o problema. Pessoas celíacas ou acima do peso também têm mais chances de manifestar os sintomas da enxaqueca.

Alguns fatores costumam desencadear o episódio de dor. Estresse, tensão, falta de sono, alterações hormonais, desidratação e má alimentação são alguns dos agravantes. Atualmente, os especialistas reconhecem que em cerca de 65% das crises, a sensibilidade a algum tipo de alimento é responsável pela enxaqueca.

Alimentos que causam enxaqueca

Sensibilidade Alimentar
A sensibilidade alimentar faz com que essas pessoas manifestem os sintomas da enxaqueca. Não se sabe ao certo como esses alimentos atuam, mas, dependendo do organismo, há algum tipo de reação que desencadeia nas dores de cabeça. 

Os principais alimentos causadores desse tipo de reação são:

bebida alcoólica, principalmente as fermentadas (vinho e cerveja);
chocolate, principalmente do tipo “ao leite”;
leite e seus derivados;
frutas cítricas, figo, banana, passas, abacate e ameixa;
carnes vermelhas e embutidos;
café e chás com cafeína;
refrigerante, principalmente os à base de cola;
alimentos gordurosos e frituras;
adoçantes;
glutamato monossódico.

O que fazer?
Quem sabe que sofre com a enxaqueca, precisa estar mais atento à alimentação. Alimentos que aumentam a produção de serotonina, por exemplo, são ótimos aliados, assim como aqueles que melhoram as inflamações (gengibre) ou favorecem a desintoxicação do fígado. A dica é incluir verduras, cereais integrais e muita água no cardápio diário. A prática de exercícios também costuma trazer bons resultados na diminuição das crises de enxaqueca.

Dica: se você costuma ter dores de cabeça, anote em um caderninho tudo o que você comeu no dia em que começou a sentir a dor. Com o passar do tempo, você poderá analisar quais alimentos sempre aparecem na lista. Cortando-os de sua alimentação, é bem possível que a enxaqueca apareça com menor frequência.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/alimentacao-saudavel/enxaqueca-e-alimentacao
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.