quinta-feira, 19 de março de 2015

Como combater os sintomas de gripes e resfriados


Os resfriados e a gripe são condições muito comuns, especialmente no inverno, que afetam as pessoas e se propagam com grande facilidade. Apesar de muitas pessoas pensarem que se trata da mesma condição, cada um apresenta sintomas diferentes e afeta partes diferentes do trato respiratório. Por isso, vamos te contar como combater a gripe e os resfriados.

Dores musculares e nas articulações, calafrios, tonturas, cansaço extremo, náuseas e vômitos, ou dores de cabeça são alguns dos sintomas mais característicos da gripe, uma das condições mais destacadas desta época do ano juntamente com os resfriados, quer conhecer algumas dicas e tratamentos para combater essa ameaça?

Os sintomas de gripes e resfriados:
O nariz, a garganta, os brônquios e, esporadicamente, os pulmões são algumas das áreas do corpo mais frequentemente afetadas pela infecção viral aguda das vias respiratórias superiores, conhecida como gripe, a qual é responsável por causar febre que varia entre 38 e 40°C.

Com uma duração de aproximadamente uma semana em nosso organismo, o vírus da gripe pode ser transmitido certa facilidade de uma pessoa para outra por meio de uma série de pequenas partículas expulsas nas tosses e espirros da pessoa infectada, expandindo-se de forma considerável em epidemias sazonais. Outra das formas mais comuns de contrair a gripe é quando uma pessoa mantém contato com algo que está impregnado com este vírus e, em seguida, toca alguma parte do seu corpo, como o nariz ou esfrega os olhos.

Somente em casos excepcionais, como as crianças, as pessoas mais velhas ou que são dominadas pelos efeitos de outras condições, podem ver agravados os efeitos da gripe em seu organismo.

Em linhas gerais, entre o segundo e o quarto dia, é possível notar como a febre e as dores musculares começam a desaparecer para que se apresentem ou se mantenham outros sintomas um pouco desconfortáveis como a garganta, espirros ou tosse frequentes. A sensação de cansaço e a tosse seca podem permanecer após há primeira semana.

Para aqueles pacientes que sofrem por uma gripe em uma escala mais aguda, o seu médico irá prescrever antivirais e outros tipos de medicamentos no caso de apresentar certas complicações.

Algumas das medidas preventivas que nos recomendam todos os médicos são permanecer em casa um dia depois que a febre tenha desaparecido, evitar compartilhar alimentos e outros utensílios de uso doméstico, caso você conviva com outras pessoas, cobrir a boca ao tossir com um lenço de papel e manter a máxima higiene das mãos.

Por outro lado, o resfriado se apresenta como uma doença viral das vias respiratórias capaz de provocar a inflamação das áreas da cavidade nasal, como o nariz ou a laringe e que, ao contrário do que acontecia com a gripe, não costuma produzir febre. Os primeiros sintomas de um resfriado estão relacionados com a congestão nasal, garganta seca, coriza ou espirros. A tosse aparece quando os sintomas nasais começam a diminuir.

Como prevenir os sintomas
Entre outras coisas, é recomendado se afastar daquelas pessoas que estão infectadas com o vírus da gripe ou estejam resfriadas, ventilar a casa e seu local de trabalho durante alguns minutos todos os dias para renovar o ar no interior e evitar que o contágio se estenda.

Conforme especificado em linhas anteriores, o melhor é evitar o contato com aqueles objetos que possam ter sido contaminados pela saliva ou secreções de pessoas infectadas pelo vírus da gripe.

De fato, no inverno vamos tentar nos abrigar convenientemente e evitar aqueles lugares com um aquecimento muito elevado, assim como deixar de lado hábitos prejudiciais para o nosso organismo, como fumar ou beber álcool ou, inclusive, comer alimentos ricos em vitamina E e C para fortalecer nossas defesas, como tangerina, kiwi, banana e morangos. Inclusive, vamos optar por praticar esporte regularmente, o que ajudará a melhorar o funcionamento do nosso sistema imunológico.

Combater os sintomas de gripes e resfriados:
Uma vez que a gripe ou o resfriado tenham dominado o nosso organismo, é possível aliviar os primeiros sintomas, como pode ser com o consumo de bebidas e refeições quentes, evitar se abrigar em excesso quando a febre se apodera porque a única coisa que você conseguirá é aumentar a temperatura corporal, e não submeta o corpo de forma alguma a esforços extremos desnecessários.

Alguns dos remédios que temos a nossa disposição em nosso ambiente doméstico para tratar os sintomas de resfriados ou gripe são, por exemplo, o leite com mel, infusão de limão, canela e mel, limão com azeite de oliva, gengibre, suco de laranja quente acompanhado de mel, infusão de hortelã poejo ou de camomila e tomilho, o qual é antisséptico.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/doencas/como-combater-os-sintomas-de-gripes-e-resfriados-1836613
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.