segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

O Poder saciante do Ovo


Os alimentos fornecem os nutrientes que o nosso organismo precisa para funcionar corretamente, assim como proporcionam benefícios para a nossa saúde de acordo com o consumo que fazemos deles. O ovo é um dos alimentos envolvidos em mitos e dúvidas sobre o seu consumo, especialmente quando se trata dos níveis de colesterol. Hoje você vai conhecer algumas das suas propriedades benéficas e sobre o seu poder de saciedade em nossa dieta.

Um dos maiores problemas para perder peso se encontra na ansiedade por comer, no problema que sofremos quando comemos muito, mas sem nos satisfazermos.

Este inconveniente é o que muitas vezes nos impede de perder peso e nos sentirmos melhor com nós mesmos, por isso é muito importante descobrir aqueles alimentos que possuem um alto poder de saciedade, ou seja, que podem nos ajudar a emagrecer sem passar fome.

Entre eles se encontra o ovo, um alimento que tem sido muitas vezes criticado e tratado como um elemento prejudicial para a saúde, quando na verdade pode se converter em uma parte importante da nossa dieta.

O ovo possui características muito positivas, ao contrário do que sempre se tem acreditado. Durante muito tempo, tem sido afirmado que o ovo pode aumentar o risco de sofrer graves doenças cardíacas, além de colesterol, aterosclerose e outras doenças, embora diversos estudos tenham se encarregado de limpar sua imagem e de demonstrar todos os seus benefícios.

Em primeiro lugar um ovo de tamanho médio não fornece mais do que 70 kcal, enquanto que nos oferece uma grande quantidade de nutrientes.

Entre eles encontramos proteínas de alta qualidade e em grande quantidade, até 6,5 gramas por cada unidade, gorduras saudáveis, especialmente concentradas na gema e com predominância das gorduras insaturadas, e um alto teor de minerais, como ferro, fósforo, sódio ou zinco, e vitaminas solúveis em gordura, A, D, E e outras do grupo B.

Como se isso não bastasse, o ovo possui um grande poder de saciedade, por isso, nos sentiremos mais cheios mais facilmente se incluirmos este alimento na nossa alimentação de forma regular.

O consumo de ovos pode nos ajudar a evitar uma ingestão de calorias em excesso e, portanto, a prevenir o sobrepeso e a obesidade, por isso recomenda-se comer uma porção de três ovos por semana para crianças e quatro ou cinco para os adultos, enquanto que se realizamos alguma atividade física que nos mantenha ativos podemos chegar a consumir até sete ovos por semana.

O ideal seria incluir um ovo cozido em nosso café da manhã para que a sensação de fome demore mais para chegar e possamos realizar um almoço e uma refeição mais controlada, enquanto que também tem surgido nos últimos tempos dietas cujo componente principal é o ovo e que têm objetivo a perda de peso através do seu alto poder de saciedade.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.