sexta-feira, 13 de julho de 2018

Cirurgia robótica é alternativa contra câncer de bexiga

Método é o mais indicado em casos delicados e complexos. Tecnologia é menos invasiva e otimiza a recuperação do paciente

Investimento em condutas saudáveis, assim como o diagnóstico precoce e o procedimento cirúrgico através de robótica, são medidas efetivas para prevenção e tratamento - Reprodução de internet

Rio - Apesar de pouco conhecido, o câncer de bexiga atinge um número expressivo de pessoas. No último ano, cerca de 10.000 pacientes receberam o diagnóstico, de acordo com levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Este dado o posiciona como a segunda neoplasia do trato urinário mais frequente entre os homens, atrás apenas do câncer de próstata. O diagnóstico precoce, assim como a cirurgia minimamente invasiva – através da cirurgia robótica, contribuem no tratamento. Os sintomas são silenciosos e podem levar ao diagnóstico tardio da doença. Visando a propagação de informações, o mês de julho foi escolhido como o mês de conscientização do câncer de bexiga.

"Muitas vezes esse tipo de neoplasia é confundida com outras enfermidades do trato urológico como a infecção urinária, pois os sintomas são parecidos. A presença de sangue na urina, dor ou queimação ou necessidade frequente de urinar, mesmo sem a bexiga estar cheia, são os principais sinais de alerta para que a pessoa busque um especialista para investigação diagnóstica", explica Daniel Herchenhorn, oncologista clínico da Oncologia D’Or.

Tipos
Existem três tipos de câncer de bexiga que variam de acordo com as células em que se iniciam: Carcinoma de células de transição – representa a maioria dos casos e começa nas células do tecido mais interno da bexiga; Carcinoma de células escamosas – afetam as células delgadas e planas; e Adenocarcinoma – que se inicia nas células glandulares.

Diagnóstico
O diagnóstico é feito através de exames de urina e de imagens como a citoscopia, que é uma investigação interna da bexiga através de um instrumento com câmera. Durante a citoscopia é possível a retirada de células para biópsia ou, em alguns casos, até mesmo a retirada do próprio tumor.

Segundo o oncologista, o tabagismo pode aumentar as chances de uma pessoa ter câncer de bexiga, pois os produtos químicos presentes no cigarro podem danificar as células do órgão. "Uma alimentação saudável rica em frutas, verduras e legumes e pobre em gorduras, principalmente as de origem animal, ainda é a melhor forma de prevenção do câncer de bexiga e dos demais tipos de tumores", diz.

Cirurgia robótica
O diagnóstico de tumor maligno na bexiga tem a indicação de retirada parcial ou completa do órgão. O paciente tende a ter muito receio de ser submetido à cirurgia, devido a técnica convencional de retirada e reconstrução da bexiga. No entanto, com a tecnologia da cirurgia robótica, retira-se a bexiga por pequenas incisões, mantendo o abdômen fechado mais tempo. "Todo o processo cirúrgico é minimamente invasivo e mais seguro. A reconstrução da bexiga é facilitada e mais precisa, pela liberdade de movimentos do robô, que é comandado através do joystick pelo cirurgião. Além disso, há a redução do tempo cirúrgico, menores riscos de sangramentos e complicações pós-cirúrgicas, assim como diminuição das chances de infecções", destaca Rodrigo Frota, urologista e coordenador do programa de cirurgia robótica da Rede D’Or São Luiz.

Benefícios
A cirurgia robótica é a mais indicada, principalmente para os casos mais delicados e complexos que antes estavam relacionados a cirurgias de altíssima complexidade e maiores riscos aos pacientes. Esta tecnologia otimiza a recuperação do paciente após o procedimento. Entre as especialidades que mais operam com esta tecnologia se destacam a urologia, ginecologia e a cirurgia bariátrica, mas procedimentos também são feitos em cirurgia hepática, proctologia, tórax, entre outras.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.