sábado, 15 de novembro de 2008

Diabetes afeta 246 milhões de pessoas no mundo

Agência Brasil

BRASÍLIA - Você passa horas assistindo televisão e comendo guloseimas? Tem vida sedentária e vive brigando com a balança? Se respondeu sim a uma dessas perguntas você é um forte candidato a desenvolver o diabetes. A doença afeta cerca de 246 milhões de pessoas no planeta e está sendo lembrada nesta sexta-feira, Dia Mundial do Diabetes.

O tema da campanha de prevenção a doença é o mesmo adotado no ano passado: diabetes em crianças e adolescentes, como explica a presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Marília de Brito Gomes.

- É um dia mundial pra gente alertar a população sobre a doença. Ou seja, que nós devemos tomar medidas preventivas para evitar que ocorram novos casos de diabetes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o diabetes causa 5% de todas as mortes por ano, e 80% das pessoas que têm a doença vivem em países de baixa ou média renda. A estimativa é de que, até 2025, esse número aumente para 380 milhões de pessoas.

Dados do Ministério da Saúde apontam que a ocorrência do diabetes no Brasil é de 5,2% na população acima de 18 anos, o que representa cerca de 7 milhões de pessoas.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão afirma que 40% da população está acima do peso e entre eles estão os jovens e adolescentes.

- A garotada cada vez mais está ligada na internet, na televisão e no video game e às vezes sem lugar pra brincar fica muito dentro de casa sem fazer atividade física. E Isso está criando no mundo, não só no Brasil, uma epidemia de obesidade e de diabetes.

Temporão defende que a solução para enfrentar o problema é educação e informação, mudança de padrão alimentar e prática reguçar de atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.