terça-feira, 4 de novembro de 2008

Pesquisadores criam clone de rato a partir de células congeladas

Plantão | Publicada em 04/11/2008 às 09h35m
BBC

Cientistas japoneses conseguiram criar clones a partir de corpos de ratos que tinham sido congelados há 16 anos.

Os cientistas do Centro para Biologia Evolucionária de Kobe afirmam que a técnica poderá levar à possibilidade de recriar criaturas extintas.

Até o momento a clonagem só era possível com o uso de células de doadores vivos, transferindo o DNA do doador para um óvulo receptor.

Desde que a ovelha Dolly foi clonada com sucesso em 1996, o método de clonagem tem sido o mesmo: o núcleo de uma célula é retirado e colocado em um óvulo vazio. O processo de desenvolvimento do clone é iniciado com a ajuda de elementos químicos ou eletricidade.

Danos

Especialistas em clonagem acreditavam que não seria possível o uso de células que foram congeladas e depois descongeladas, pois o gelo poderia danificar o DNA.

Mas a pesquisa japonesa sugere que o gelo não causa danos nem inutiliza o DNA de células para clonagem.

Os cientistas conseguiram criar clones usando neurônios de ratos que tinham sido congelados a 20ºC negativos.

Com isso, os estudiosos lembraram que células de criaturas extintas, como o mamute, poderiam ser clonadas a partir de seus restos.

Corpos congelados de mamutes, de 40 mil anos de idade, já foram encontrados em outras ocasiões.

Mas, segundo os pesquisadores, a falta de espécies adequadas para doar óvulos receptores e para a gestação destes animais é um "grande problema" para que a técnica seja usada em animais extintos ou ameaçados.

A pesquisa do Centro para Biologia Evolucionária de Kobe foi divulgada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. (PNAS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.