quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pacientes com câncer de pele podem ter esperança no tratamento

Ao bloquear uma proteína chamada interferon gamma, cientistas conseguiram diminuir a multiplicação acelerada de células da pele, diminuindo então a incidência de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano 2000, 200 mil pessoas foram diagnosticas com a doença, das quais 65 mil morreram.

Pacientes, portadores do câncer de pele, podem ter uma esperança com o estudo de pesquisadores do National Cancer Institute of Maryland, nos Estados Unidos. Eles analisaram camundongos com incidência de raios ultravioletas. De acordo com estudiosos, o organismo aumenta a produção de proteínas sinalizadoras como o interferon gamma, e causaria a infiltração de células do sistema imunológico.

A presença no processo na proximidade da pele desencadeia uma reprodução acelerada e anormal dos melanócitos, células produtoras da melanina, pigmento de coloração da pele.

“Trata-se de uma descoberta importante, primeiro porque o câncer de pele é muito comum no mundo, e saber que o interferon gamma pode estimular o desenvolvimento dessa doença é um grande passo”, salienta o tutor do Portal Educação, farmacêutico Ronaldo de Jesus Costa.
De acordo com o tutor, existe ainda outra forma similar de interferon (a alfa), que é utilizada exatamente no tratamento do câncer. “Ela coibi o crescimento de células cancerígenas, e mostra mais uma vez a complexidade do organismo e a dificuldade de tratar especificamente as neoplasias”, explica o farmacêutico.

Os pesquisadores então concluíram que ao bloquear a proteína com remédios, o número de macrófagos é reduzido e a tendência de reprodução acelerada dos melanócitos é menor. Desta forma, consegue-se diminuir as chances de se desenvolver um melanoma, que é a forma mais agressiva e letal de câncer de pele.

Para a professora de bioquímica médica do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Leila Pontes, o estudo terá uma relevância ainda mais significativa em países tropicais, como o nosso, “onde estamos mais expostos aos raios ultravioletas e, por consequência, mais propícios ao surgimento de melanomas”, explicou.
www.corposaun.com


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.