terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Viroses

Quem é que não conhece pelo menos uma pessoa que tenha enfrentado um episódio de virose com sintomas gastrointestinais nesta temporada de verão? Entre as medidas básicas de prevenção estão beber água potável de fonte confiável e evitar mergulhar em praias que não estejam liberadas para o banho. Para falar sobre o assunto, o clínico-geral Bruno Pompeu Marques, de Santos.


Como evitar a contaminação?
Essa virose que estamos vivenciando é de transmissão pela água e de pessoa para pessoa. A questão é que, com as temperaturas elevadas, há a proliferação dos vírus que causam esse quadro de ânsia, vômito e diarreia. Dependendo de como são os hábitos de higiene da pessoa infectada, ela pode transmitir o problema para seus familiares ou colegas de trabalho, por exemplo.


Quais os cuidados a serem tomados?
As medidas de prevenção incluem lavar bem as mãos com água e sabão, lavar os utensílios de cozinha e também higienizar os alimentos antes de serem consumidos. A água para beber deve ser de boa procedência, assim como o gelo. A comida deve ser bem armazenada em geladeira limpa. Aliás, nesta época é comum confundir esse tipo de virose com um quadro semelhante, mas provocado por bactérias.


Como fazer o diferencial?
Por meio de exame laboratorial das fezes. O mesmo quadro de ânsia, vômito e diarreia pode ser decorrente do consumo de alimentos contaminados por bactérias, especialmente frutos do mar e ovos, que se deterioram facilmente com o calor. O problema, nesse caso, também pode ser acompanhado de febre.

Como agir com as crianças, que muitas vezes não seguem esses cuidados?
Cabe aos pais, à escola ou à creche isolar a criança doente das demais, por conta do risco de fácil disseminação. Outra medida importante é descartar adequadamente as fraldas sujas.


Como é o tratamento?
Como a diarreia e o vômito podem levar à desidratação, é fundamental beber bastante água limpa, além de repouso. Claro, um médico deve ser consultado para acompanhar a evolução do quadro.

(Artigo publicado na coluna "Plantão Médico" da ATRevista do jornal A Tribuna, de Santos, edição 324, de 13/02/2011, página 23)


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.