terça-feira, 1 de abril de 2014

Conheça os benefícios das frutas cítricas para a dieta e saúde


As frutas cítricas são ricas em fibras e vitaminas que fazem uma verdadeira "faxina" no organismo e ainda aumentam a imunidade. Saiba mais a seguir.

Quais são?
Laranja, limão, tangerina, (também conhecida como mexerica ou bergamota), cidra, pomelo, lima-da-pérsia.

Forma de consumo
As frutas cítricas podem ser consumidas ao natural ou transformadas em compotas, geleias, bebidas e licores. Quando fresco, o suco contém alto teor de vitamina C, ácidos orgânicos, flavonoides e açúcares, sendo muito eficaz no combate a resfriados e à fragilidade capilar.

Vitamina poderosa!
A “C” é uma das 13 vitaminas necessárias ao funcionamento do organismo, e está presente em todas as frutas cítricas, tornando-se popular em virtude do seu papel como antioxidante e por ter potencial de proteção contra algumas doenças. Essa vitamina é capaz de nos fornecer diversos benefícios como: promover o aumento de resistência às infecções, auxiliar na absorção do ferro, ajudar na recuperação de fraturas e na cicatrização de feridas.

Com "casca e tudo"
As cascas das frutas cítricas possuem óleos essenciais, que são obtidos por meio de prensagem. Estes óleos são formados por moléculas chamadas de monoterpenos, que penetram facilmente nos tecidos humanos com poderosa ação solvente de gorduras. Dentre eles destaca-se o d-limoneno, que tem propriedades anticancerígenas, poder de solvência de cálculos renais ou vesicais e ainda possui propriedades que promovem a desobstrução de veias.

Aliadas da dieta e muito mais!
O consumo dessas frutas é também uma boa alternativa para perda de peso, pois elas têm propriedades capazes de reduzir a absorção de gorduras e açucares pelo organismo, além de aumentarem a sensação de saciedade, podendo ainda serem benéficas no tratamento de problemas circulatórios como varizes, pernas cansadas, gastrites e úlceras.

Receitinhas de saúde

Pudim de laranja
Ingredientes
1 lata de leite condensado light;
1 lata de leite desnatado,(use a lata de leite condensado vazia para medir);
1 lata de suco de laranja;
2 colheres de farinha de trigo;
3 ovos;
1/2 xícara de chá de açúcar light;
4 colheres de água;
Raspas de casca de duas laranjas.

Modo de preparo
Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo por 12 minutos, até formar um caramelo.
Espalhe nas laterais e no fundo de uma fôrma com furo central de 22cm de diâmetro.
Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, o suco de laranja, os ovos e a farinha, junte as raspas e misture com uma colher.
Despeje na fôrma e leve ao forno médio preaquecido em banho-maria, por 50 minutos ou até ficar firme.
Retire do fogo e deixe esfriar, depois leve a geladeira por umas duas horas, desenforme e se quiser decore com as raspas de laranja.

Rendimento: 8 porções

Biscoitos de limão
Ingredientes
2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo;
1 colher (sopa) de margarina derretida;
1 colher (café) cheia de casca de limão ralado;
1 colher (café) de suco de limão;
10 gotas de adoçante.

Modo de preparo
Em uma vasilha misturar a farinha de trigo, a margarina derretida, a casca de limão ralado, o suco e o adoçante. Amassar bem para ligar. Sobre o mármore, abrir a massa com a palma da mão e cortar os biscoitos. Para tirar os biscoitos do mármore, usar a ponta de uma faca. Colocar num tabuleiro sem margarina e assar em forno brando.


Rendimento: 8 biscoitos
Calorias por biscoito: 83


Compota de mexerica
Ingredientes
6 mexericas descascadas e sem sementes;
Suco de 2 limões;
1 xícara (chá) de água;
1 xícara (chá) de açúcar light.

Modo de preparo
Ferva as mexericas, o suco de limão e a água e bata no liquidificdor por dez segundos.
Volte à panela, acrescente o açúcar, cozinhe por 10 minutos e conserve na geladeira.

Rendimento: 5 porções

Que tal aproveitar todos os benefícios das frutas cítricas para emagrecer e turbinar a saúde? Afinal de contas estamos no outono e você não quer arriscar engordar quando o frio chegar né? Ninguém quer! Por isso cuidemos de nossa alimentação com todo carinho e atenção para aproveitar o melhor da nova estação. Se deseja maiores informações consulte um médico e um nutricionista.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.