quinta-feira, 23 de abril de 2015

Arroz é responsável por 20% do consumo de energia na dieta

Base das refeições, cada tipo de arroz traz benefícios específicos para o organismo


Presente em muitas culturas gastronômicas, o arroz é a base das refeições de quase metade da população mundial. O grão é muito versátil e já deixou de ser acompanhamento para ser protagonista em muitos pratos. Além de saboroso, o arroz é fonte de carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras, e suas diversas versões trazem benefícios únicos.

Segundo a Food and Agriculture Organization das Nações Unidas, o arroz é responsável por 20% do consumo de energia na dieta. O alimento ainda é rico em vitaminas B1, B2 e niacina, além de ferro e zinco.

Entre todos os tipos de arroz, o branco e o integral são os mais conhecidos e também os que estão mais presentes nos pratos dos brasileiros. Durante o processo industrial, a casca do arroz branco, que contém vitaminas e minerais, é desprezada. Mesmo assim, ele é considerado uma ótima fonte de carboidratos e proteínas. Por outro lado, do ponto de vista nutricional, o arroz integral é o mais indicado, pois possui elevadas quantidades de fibras e menos calorias. Como a camada externa do grão permanece intacta durante o processo industrial, todos os micronutrientes, em especial as vitaminas do complexo B, são preservados.

Para manter uma dieta saudável e balanceada, o arroz não pode ficar de fora. O ideal é escolher o tipo mais indicado de acordo com os seus benefícios.

Arroz Parboilizado: possui elevado valor nutricional, mesmo sendo processado. Seus nutrientes e fibras são preservados já que ele sofre um processo de cozimento dentro da casca. Além disso, concentra minerais e vitaminas, sobretudo as do complexo B.

Arroz Vermelho: trazido ao Brasil pelos portugueses, esse grão contém monocolina, capaz de baixar os níveis de colesterol ruim (LDL). Também ajuda no bom funcionamento do intestino e se destaca pelo alto teor de ferro e zinco.

Arroz Cateto: conhecido também como arroz japonês possui grande quantidade de amido. Sua versão integral conserva maiores quantidades de vitaminas do complexo B e minerais.

Arroz Negro: é uma variedade integral, considerado um dos mais ricos em compostos fenólicos, poderoso antioxidante. Contém boas doses de ferro, mineral bom no combate à anemia. Além disso, possui proteínas, fibras, vitaminas E e do complexo B.

Arroz Selvagem: este tipo de arroz é, na verdade, uma gramínea aquática típica dos Estados Unidos e Canadá. Os grãos são escuros e se destacam pelo comprimento. Um dos benefícios do arroz selvagem é a melhora do transito intestinal, devido à presença de fibras. Ele também ajuda a reduzir os índices de colesterol, e apresenta quantidade significativa de minerais, como o ferro, o fósforo e o potássio. O cereal também é fonte rica de proteínas, que ajudam a ganhar massa muscular e participam ativamente da síntese de novas células do sangue.

fonte
Por:Dr. Durval Ribas NUTRÓLOGO - CRM 40093/SP
imagem:temperaria.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.