sexta-feira, 17 de abril de 2015

Exame de Papanicolau ou Citologia Vaginal: O que é, para que serve e como se preparar


Muitas mulheres têm dúvidas quando se fala em realizar um exame de citologia vaginal ou papanicolau como também é conhecida. Algumas têm receio que possa doer ou machucar, por isso vamos te contar alguns detalhes sobre o que é, como é realizado e quando deve ser realizado este tipo de exame para que você possa cuidar da sua saúde sem receio.

A citologia vaginal, conhecida também como Papanicolau, é um exame que se faz nas mulheres sexualmente ativas ou maiores de 20 anos, a fim de detectar a tempo qualquer alteração do colo do útero, e prevenir assim o câncer do colo do útero.

Embora o exame não seja 100% infalível, são detectados 95% dos casos de câncer do colo do útero, causando uma redução de 70% no número de mortes entre as mulheres com câncer de colo uterino.

O exame é relativamente simples, por isso, não devemos nos preocupar e ir relaxadas para o nosso compromisso. Na posição ginecológica, o médico introduzirá um aparelho que se chama espéculo na vagina, e com uma espátula recolherá três porções: do interior e do exterior do colo do útero e do fundo da vagina.

As células são colocadas numa lâmina de vidro ou num frasco que contém um conservante e, em seguida, enviadas ao laboratório para análise.

Para realizarmos o teste, será necessário:

Não estar no período menstrual.
Não ter tido relações sexuais nas 48 horas anteriores.
Não ter usado lubrificantes vaginais 24 horas antes.
Não ter realizado duchas vaginais no lapso de 48 horas antes.
Não ter aplicado nenhum tratamento médico vaginal (pomadas), durante as últimas 48 horas.

Também é importante saber que devemos evitar o exame de citologia vaginal enquanto estivermos no período menstrual, já que o sangue e as células do útero podem afetar a precisão do teste.

Quando os resultados são suspeitos ou positivos, são necessários outros testes (biópsia) para garantir a existência de um câncer do colo do útero no momento do diagnóstico.

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.