quinta-feira, 9 de junho de 2016

Exames para detectar zika passam a ter cobertura dos planos de saúde


Gestantes e bebês com suspeita de infecção pelo vírus poderão realizar o teste pelo convênio

Divulgação

Planos de saúde serão obrigados a cobrir os exames para detecção do zika vírus em gestantes, bebês (cujas mães tenham recebido diagnóstico de infecção pelo vírus) e recém-nascidos com malformação congênita. Esses grupos são considerados prioritários pelo risco de microcefalia, problema que não deixa o cérebro das crianças se desenvolver de forma adequada. A medida, uma decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foi publicada no Diário Oficial da União hoje, segunda-feira, 6, e passa a valer a partir de 6 de julho.

Os exames que farão parte da lista são:

PCR: aconselhado para gestantes que apresentem sintomas (até cinco dias depois do surgimento dos primeiros sinais da doença).
IgM: aconselhado para grávidas com ou sem sintomas da doença nas primeiras semanas de gestação (pré-natal) com repetição ao final do segundo trimestre da gravidez; para bebês, filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus zika e para recém-nascidos com malformação congênita.
IgG: aconselhado somente para infeção pelo vírus zika em gestantes ou recém-nascidos que já realizaram pesquisa de anticorpos IgM e que apresentaram resultado positivo.

Escrito por Karolina Bergamo
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.