sexta-feira, 10 de junho de 2016

Sonambulismo: Sintomas e tratamentos


Muitos de nós já ouvimos falar sobre o sonambulismo ou já nos deparamos com ele quando vivemos em uma mesma casa com outras pessoas, mas sabemos do que realmente se trata e como agir se temos ou convivemos com alguém que sofre de sonambulismo? Então, hoje vamos trazer algumas informações sobre os sintomas e tratamentos para esta condição.

O sonambulismo é um distúrbio que faz com que pessoas que dormem realizem atividades impróprias para alguém que, na verdade, está dormindo. Contamos-te nas próximas linhas os principais sintomas de sonambulismo e seus tratamentos.

Geralmente, o sonambulismo ocorre quando acabamos de deitar ou pouco antes de acordar, e normalmente dura cerca de 10 minutos, após os quais o sonâmbulo volta para a cama, sempre sem acordar, então pela manhã se sente cansado.

Sintomas de Sonambulismo:
Às vezes temos dúvidas sobre se alguém tem sonambulismo, por isso vamos descrever alguns sintomas para facilitar o reconhecimento desta condição. Uma pessoa sonâmbula poderia se sentar na cama, como se fosse levantar, fazer coisas como pentear ou se vestir (inclusive sem pente nem roupa), responde perguntas superficiais e passeia pela casa ou inclusive sai dela.

Além disso, tudo isso podem fazer com os olhos abertos e sendo receptivos ao som, com isso se houver um som forte se assustam. Normalmente, as piores consequências que pode sofrer um sonâmbulo são as lesões que podem ser ocasionadas enquanto passeia pela casa. Uma lenda que todos nós acreditamos em algum momento é que não se deve despertar o sonâmbulo. Na verdade, a única coisa que vai acontecer é que ele se encontrará desorientado e confuso durante alguns minutos, nada mais.

O diagnóstico de sonambulismo não é nada simples e deve ser diferenciado de outros transtornos ou inclusive de possíveis intenções de tirar benefícios. Com este último tem havido casos de pessoas que afirmam ser sonâmbulas para evitar a sua responsabilidade legal por algum fato. Outros problemas que poderiam ser confundidos com o sonambulismo são: epilepsia, transtorno de personalidade múltipla, parassomias ou dissociação da realidade.

As causas do sonambulismo são muito variadas e acredita-se que é hereditário. No entanto, certos fatores externos, como pode ser uma situação familiar instável ou o consumo de drogas e álcool, pode gerar este transtorno ou torná-lo pior se você já sofre.

Tratamento para o Sonambulismo:
O tratamento de sonambulismo não é simples porque, por não estar consciente a pessoa em questão, não é possível tratar no mesmo instante. Por outro lado, tampouco existem medicamentos específicos que controlem ou curem o sonambulismo, embora às vezes sejam administrados tranquilizantes para que a pessoa afetada possa descansar.

Embora, em ocasiões, uma simples indicação para que volte para a cama resulta suficiente. Tudo o que resta são algumas técnicas psicológicas. Estas nos ajudariam a reduzir o estresse (uma das grandes causas do sonambulismo).

Também resultado altamente benéfico manter um horário rígido para dormir, assim como uma dieta equilibrada, evitando comer em excesso à noite.

Você conhecia os sintomas do sonambulismo e seus tratamentos? Já sofreu com essa condição? Como foi sua experiência?

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.