quinta-feira, 9 de junho de 2016

Glaucoma - proteja seus olhos dessa doença

Glaucoma é a principal causa de cegueira no mundo. Saiba como detectar o glaucoma e fuja dos riscos da doença

Foto: Dreamstime

Quem já passou dos 40 anos deve fazer exames oftalmológicos todo ano, mesmo quando aparentemente não possui nenhum distúrbio visual, pois a partir dessa idade o risco de a pressão interna do olho ultrapassar a linha de segurança - doença chamada de glaucoma - é maior. "Como esse distúrbio tende a não apresentar sintomas, a pessoa só se dá conta dele ao perder parte da visão", alerta o oftalmologista Rubens Belfort Jr., da Universidade Federal de São Paulo.

O mal se torna perceptível ao atingir níveis alarmantes. Aí aparecem fortes dores de cabeça, vermelhidão e incômodo nos olhos. A pressão alta vai destruindo células nervosas da retina. Resultado: o indivíduo passa a enxergar direito só o que está à sua frente, percebendo apenas borrões ao redor. O exame de pressão ocular periódico impede que se chegue a esse estágio.

Diante do glaucoma será preciso iniciar um tratamento imediatamente para evitar lesões irreversíveis no nervo óptico. O mais comum, no início, é optar pelo uso de colírios que controlam a produção e a drenagem do humor aquoso. A cirurgia é apenas o último recurso. Somente o oftalmologista pode avaliar cada paciente e sugerir o método mais adequado.

Por que a pressão sobe
Dentro do olho há um líquido transparente, chamado de humor aquoso, que banha e alimenta todas as estruturas do órgão. Ele é eliminado por uma espécie de ralo, o canal de Schlemm.

Quando esse tubo fica entupido, o líquido se acumula no olho. Isso provoca o aumento da sua pressão interna, o que comprime os vasos sangüíneos. Resultado: danos no nervo óptico e nas células da retina, ocasionando até a perda da visão.

Resultado na ponta da córnea
Para descobrir se a pressão ocular está alta demais, o oftalmologista encosta uma espécie de pêndulo - o tonômetro - nessa lente ocular.

Se o pêndulo move a córnea milimetricamente para trás, o olho está sadio. Caso ela não se mexa, algo vai mal. Mas a certeza é dada em números: se o índice encontrado estiver acima de 20 milímetros de mercúrio, a saúde dos olhos corre perigo.

Mais atenção nos olhos
Estão mais suscetíveis a desenvolver a doença os indivíduos da raça negra, pessoas com histórico de glaucoma na família e os diabéticos. Para essa turma o exame de pressão ocular é ainda mais importante. Se detectado cedo e tratado logo, o glaucoma é controlável. E assim evita-se a perda da visão.

Escrito por Redação M de Mulher
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.