segunda-feira, 11 de julho de 2016

Farinha à base de maracujá promete barrar a gordura

O maracujá é uma fruta bastante conhecida e popular entre os brasileiros. Seus benefícios vão desde substância vitamínicas até calmantes naturais. Mas o que poucos sabem é que quando transformada em farinha, sua ingestão pode ajudar até mesmo a emagrecer, pois bloqueia a gordura e diminui a taxa de açúcar do sangue.

A farinha de maracujá é feita a partir da casca da fruta que possui uma enorme quantidade de fibras. Seus nutrientes são tantos que chegam a ser até 10 vezes mais que o suco.

É extremamente rica em pectina, que quando são ingeridas, se transformam em uma espécie de gel dentro do organismo, passando a sensação de saciedade. Além de ser um bloqueio para absorção de gordura, reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue (ajudando no combate a diabetes), protege o coração e elimina o LDL (colesterol ruim).

Outros nutrientes encontrados na farinha de maracujá são a niacina que auxilia na produção de hormônios, combate a ansiedade e protege as paredes do estômago. Há ainda o ferro, cálcio e fósforo.
Farinha à base de maracujá promete barrar a gordura

Foto: Depositphotos

Como consumir
A dose mais indicada é de duas colheres de sopa por dia. O mais ideal é que seja ingerida 30 minutos antes das principais refeições. Se você não quiser comê-la pura, a farinha pode ser usada em sobremesas, dissolvidas em suco, batida com outras frutas, sopa, na salada ou outros alimentos. Evite leva-la ao fogo depois de pronta, pois sua exposição ao calor pode alterar seus valores nutricionais.

O exagero deve ser sempre evitado. O máximo de farinha de maracujá que deve ser ingerida são três colheres diárias. Mais que isso pode ocasionar prisão de ventre.

O alimento deve ser associado à ingestão de aproximadamente dois litros de água por dia, que ajudará na aceleração a ação desintoxicante.

Como preparar a farinha de maracujá:
Você pode encontrar a farinha de maracujá disponível no mercado. Mas o mais indicado é fabricá-la em casa para que fique ainda mais fresco e natural.

Modo de preparo
Recolha cerca de seis maracujás e lave-os água corrente. Retire as polpas para fazer suco. Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até ficarem sequinhas. Após esfriar, bata no liquidificador ou passe no processador até obter uma farinha. Peneire e guarde em um recipiente com tampa e consuma em até três meses.

Por Ana Ligia
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.