terça-feira, 12 de julho de 2016

Os Incríveis Benefícios do Ovo Para a Saúde



O ovo é um ingrediente bastante versátil na cozinha. Pode ser usado em muitos preparos, doces e salgados, e o que é melhor: é muito nutritivo. Suas propriedades podem ser encontradas na gema, que contém cerca de 90% de cálcio e ferro, enquanto a clara concentra as proteínas.

Então, se você não consome ovos diariamente, aqui vão 10 motivos para mudar seus hábitos e incluir este ótimo alimento na sua rotina.

Ovo, rico em proteínas e vitaminas
Curtir

1. É um dos alimentos mais nutritivos do mundo.

O ovo contém um pouco de cada nutriente que precisamos, tornando-o ideal para o consumo diário. Um ovo cozido tem:

Vitamina A (6% da IDR)

Ácido fólico (5% da IDR)

Vitamina B5 (9% da IDR)

Vitamina B12 (15% da IDR)

Fósforo (9% da IDR)

Selênio (22% da IDR)

IDR: Ingestão Diária Recomendada

O ovo também tem outras vitaminas, como D, E, K e B6, além de cálcio e zinco.

2. O colesterol do ovo não afeta o colesterol do sangue.
É verdade, os ovos têm um volume considerável de colesterol, e por um tempo já foi até considerado vilão de dietas saudáveis. Um ovo contém 212 mg de colesterol, quase o total de consumo diário recomendado, que é de 300 mg. Mas a boa notícia é que o ovo não aumenta o nível de colesterol no sangue. É claro que isso pode variar para cada indivíduo, mas, em geral, foi comprovado em uma pesquisa que, em 70% das pessoas, o consumo de ovo não aumentou o nível de colesterol no sangue. Porém, nos 30% restantes, houve um aumento do LDL, que é o colesterol ruim. Por isso, é importante ter cautela no consumo e consultar um nutricionista.


3. O ovo aumenta o HDL.
O HDL é o chamado colesterol bom, e o ovo o potencializa no organismo. Uma pesquisa mostrou que pessoas que consumiram dois ovos por dia em seis semanas tiveram aumento de 10% do HDL. Foi também comprovado que indivíduos com bom volume de HDL no organismo têm menos risco de ter doenças do coração, como infarto.

O consumo diário de ovo faz bem para a saúde

4. Ovos contém colina, um incrível e importante nutriente que poucos conhecem.
Este importantíssimo nutriente faz parte do complexo B de vitaminas. A colina ajuda na produção de membranas celulares e tem um importante papel nas moléculas do cérebro. No entanto, pesquisas mostraram de 90% da população dos Estados Unidos está consumindo menos ovos do que deveriam e, consequentemente, com falta deste nutriente. O ovo é uma das principais fontes de colina: uma única unidade contém mais de 100 mg.

5. O ovo consegue alterar o LDL e até diminuir o risco de doenças cardíacas.
Já foi citado aqui anteriormente que o LDL é o colesterol ruim, responsável por problemas no coração. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que o existem subtipos de LDL, alguns formados por partículas grandes e outros por células menores e mais densas. Estudos mostraram que pessoas com níveis altos de células menores estão mais expostas a doenças cardíacas. A boa notícia a respeito do ovo é que, ao consumi-lo, ele consegue transformar essas partículas pequenas, que fazem mal à saúde, nas células maiores, e dessa forma diminui o risco de problemas no coração.

6. Ovos contém antioxidantes benéficos para os olhos.
A visão costuma ficar mais difícil com o avanço da idade. Porém, alguns nutrientes podem retardar esse processo degenerativo da visão. Luteína e zeaxantina são dois poderosos antioxidantes que fortalecem a reina dos olhos. Pesquisas mostraram que o consumo de 1 gema por dia durante 4 a 5 semanas aumentou o nível de luteína no sangue de 28% a 50%, e 114% a 142% de zeaxantina. E ainda tem mais: outros estudos mostraram que o consumo adequado desses antioxidantes podem reduzir o risco de catarata e degeneração macular, as doenças oculares mais comuns. Além disso, a vitamina A do ovo diminui os riscos de cegueira.

7. Ovos são ricos em Ômega 3.
Apesar de ter os mesmos nutrientes, a formação do ovo pode variar, pois depende da alimentação das galinhas e de como elas foram criadas. Galinhas criadas no pasto ou que tiveram alimentação rica em Ômega 3 tendem a passar esse nutriente para os ovos, que é mundialmente conhecido por diminuir o nível de triglicerídeos no sangue, um tipo de gordura muito perigosa que pode causar infarto.

Ovo contém ômega 3, proteína e vitaminas

8. Ovos são uma grande fonte de proteína, que ajuda a fortalecer o corpo.
A maioria de nós sabemos que o consumo diário de proteína é fundamental para uma boa saúde, mas a Ingestão Diária Recomendada talvez seja muito baixa para alguns indivíduos. O consumo diário de ovos é importante para o organismo, que absorve suas proteínas rapidamente. Ingerir uma quantidade adequada de proteína também ajuda na perda de peso, na formação de massa muscular, controla a pressão sanguínea e fortalece os ossos. Um simples ovo tem 6 gramas de proteína.

9. Reduz o risco de infarto.
O ovo foi apontado por anos como um grande vilão, em parte por causa da quantidade de colesterol. Porém, muitos estudos foram realizados para mudar isso. Um grande estudo realizado com 263.938 participantes mostrou que não há associação entre o consumo de ovos e o risco de infarto. Por outro lado, outro estudo revelou que pessoas com diabete que ingeriram ovos aumentaram o risco de infarto.

10. Ovos mantém a sensação de saciedade com poucas calorias.
Por ser rico em proteína, o ovo mantém a sensação de saciedade por mais tempo. Em um estudo realizado com 30 mulheres que estavam acima do peso, foi descoberto que comer ovos ao invés de pães no café da manhã as mantinham saciadas por mais tempo e, consequentemente, ingeriram menos calorias em 36 horas. O mesmo estudo mostrou que o consumo de um ovo no café da manhã resultou em uma significante perda de peso em 8 semanas.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.