quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

IOGURTE

IOGURTE

Você sabia que tomando um copo de iogurte por dia você está contribuindo para a saúde da sua flora intestinal e ajudando sua pele, cabelos e unhas a manterem-se sempre fortes e saudáveis?
COMO FAZER IOGURTE CASEIRO: 1
- 1 litro de Leite
- 1 copo de iogurte natural
Aqueça o leite até quase ferver. Não pode ferver porque a temperatura de fervura do leite mataria todas as bactérias responsáveis pela sua fermentação.
Adicione o copo de iogurte natural e deixe essa mistura em uma panela aquecida (mais ou menos 35 ºC) por 12 horas ou até formar o iogurte.
Da próxima vez em que for fazer o iogurte caseiro use no lugar do iogurte natural, um copo deste iogurte preparado por você mesma.
IOGURTE
3 litros de leite
1 pote de iogurte natural de consistência firme
Coloque o leite no fogo, mexendo de vez em quando. Após a fervura, retire do fogão e espere que a temperatura chegue a 45 graus. Para saber se está na temperatura certa, coloque o dedo com cuidado. Se suportar por 10 segundos, é o ideal. Coloque o iogurte e misture levemente. Guarde num lugar aquecido (pode ser um forno quente e desligado) por 6 a 8 horas. Após esse tempo, leve à geladeira para evitar que os bacilos continuem se reproduzindo, o que deixaria o iogurte muito ácido.
COMO FAZER IOGURTE CASEIRO 2
Como nós fazemos na loja: aqueça 1 litro de leite integral
ou desnatado a temperatura de 82 graus centígrados, ou seja,
a quase fervura. Desligue o fogo e deixe esfriar até que chegue a temperatura de 45 graus.
Misture ao leite 1 colher de sopa de iogurte pronto ou o envelope de cultura próprio para iogurte. Tampe com uma toalha de algodão e deixe em temperatura ambiente por 12 horas.
A consistência desse iogurte será cremosa.
COMO FAZER IOGURTE CASEIRO 3
Iogurte é o leite fermentado pela ação das bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacilos bulgaricus em uma temperatura entre 40 e 45C. Acima de 45C as bactérias morrem. Existem várias receitas de iogurte caseiro. Eu uso a seguinte:
Ferva 1l leite, misturado com 1 xicara de açúcar e 2 colheres de sopa de leite em pó. Espere o leite chegar a 45C (a sabedoria popular diz que se agüentar por 10 segundos uma gota do leite na palma da mão, deve estar na temperatura). Adicione meia xícara de iogurte natural ou 1 pacotinho de rich (produto com as bactérias). Tampe a vasilha, envolva em uma folha de jornal e depois num pano grosso.Coloque ainda numa caixa de isopor para manter a temperatura. O iogurte caseiro estará pronto entre 6 e 8 horas (como coalhada firme). É importante colocar na geladeira nesse momento.
Obs: Nas próximas vezes use o seu iogurte caseiro na receita para fazer mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.