quinta-feira, 29 de maio de 2008

Mortes por dengue chegam a 123 no Estado do Rio neste ano

da Folha Online

O Estado do Rio confirmou nesta quarta-feira 123 mortes por dengue desde janeiro deste ano. Outros 116 casos estão sob investigação. Somente na cidade do Rio são 75 mortes, com 87.589 registros da doença até hoje. Em todo o Estado são 162.701 casos registrados de dengue.

Ontem (27), foram confirmados oito casos da doença na cidade do Rio. É a pior epidemia de dengue da história do Rio. Antes, o pior surto no Estado foi registrado em 2002, com 91 mortes.

Os municípios com maior número de casos são Angra dos Reis (10.591), Campos (7.171), Nova Iguaçu (10.865), Duque de Caxias (6.279), São João de Meriti (3.616), Niterói (4.367), Magé (2.930), Belford Roxo (3.054), São Gonçalo (1.821) e Rio de Janeiro (87.589).

A faixa etária com maior número de notificações --54%-- é a de 15 a 49 anos.

Das mores, 13 ocorreram em Duque de Caxias, uma em Miguel Pereira, cinco em Campos, cinco em São João de Meriti, três em Paracambi, três em Nova Iguaçu, três em São Gonçalo, oito em Angra dos Reis, uma em Belford Roxo, uma em Italva, uma em Itaguaí, uma em Mangaratiba, uma em Itaboraí e uma em Magé.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 42% das mortes foram em crianças de até 15 anos. Outros 45% foram por dengue hemorrágica.

O órgão passará a divulgar o relatório quinzenalmente. O próximo será no dia 11.

Levantamento

O governo adiantou o levantamento para diagnosticar os principais pontos do Estado com potencial para surtos de dengue. Geralmente o estudo é feito em outubro, pelo Ministério da Saúde, no entanto, o Corpo de Bombeiros começará o levantamento em junho.

No total, 400 bombeiros e 175 agentes de saúde começaram a aprender a coletar, armazenar e identificar possíveis larvas do Aedes aegypti. Eles farão treinamento até o próximo dia 30 e, depois, irão para as ruas coletar dados para o levantamento. A ação, segundo a Secretaria da Saúde, já faz parte do programa de prevenção de uma nova epidemia de dengue em 2009.

Segundo o Lira (Levantamento do Índice Rápido de Infestação) 2008, ao menos 16 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, têm alto risco de desenvolver uma epidemia de dengue. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio, Minas, Goiás, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima, além do Distrito Federal. O ministério informou que notificou os Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.