domingo, 18 de maio de 2008

Vinte e uma maneiras de tornar a vida melhor

Cuidar do corpo e da mente, fortalecer os laços sociais, confira as nossas dicas e decida o seu caminho
Conversamos com especialistas em saúde e bem-estar, gente habituada a apontar caminhos para uma vida mais feliz. Eis o resultado. Leia as dicas e, claro, fique à vontade para criar os seus próprios caminhos.

1. Cuide do seu corpo. Manter o peso sob controle, os índices de colesterol em níveis aceitáveis, consultar o médico periodicamente para exames de rotina são cuidados que podem garantir boa vida e alguns anos a mais.

2. Selecione o que vai à mesa. E não sente em qualquer mesa. A hora da refeição é sagrada. Por isso, não descuide. Lembre-se do que ouvia quando era criança: mastigue bem os alimentos, coma sem pressa, só coloque no prato o que vai dar conta de ingerir.

3. Não desperdice. E repita como um mantra: desperdiçar compromete a vida no planeta, a sua e as futuras gerações. Aproveite para reaproveitar. E a regra vale para tudo. Até mesmo para as relações humanas.

4. Consuma menos. Você consegue. Vá lá que uma casa bonita, uma conta polpuda, uma carteira recheada e um carro cheirando a novo garantem certostatus. Mas não transforme bens em razão de felicidade. Eles proporcionam conforto. Nada além disso.

5. Família é importante. A convivência é delicada, mas quem vive sem os parentes? Relativize. Manter projetos comuns com o cônjuge, os filhos, os irmãos ajuda a fortalecer os laços e as afinidades. Além disso, divida seus projetos. O apoio mais forte, com certeza, virá de dentro de casa.

6. Diante de conflitos, reflita, pondere, negocie. As crises, em geral, não mandam aviso prévio. Quando elas surgem, quanto mais serenidade, melhores serão os defechos.

7. Trate bem o seu chefe. Por que não? Aproveite para aprender e exercitar a tolerância. Manter boas relações na empresa torna o ambiente mais acolhedor e o trabalho mais produtivo.

8. Cultive o bom convívio social, faça amigos. Valorize os bons, os leais, os antigos. Mas abra o peito para os que virão.

9. Tente não ficar preso a uma só tribo. A troca de experiências com pessoas de outras faixas etárias pode ser muito gratificante. Quem já passou dos 50 pode se sentir revigorado em contato com crianças e adolescentes. Imagine um bebê que começa a andar ou um adolescente apaixonado?

10. Na medida do possível, dedique um tempo para atividades prazerosas. Encontrar os amigos, ler um bom livro, ouvir música. Tudo que é realizado com prazer nos traz momentos felizes. Ou não faça nada. Descansar também é importante.

11. Aprenda e faça coisas novas. Mas apenas se você realmente estiver disposto. Nada de seguir modismos. Escolha bem. Pense no que você se sentirá bem fazendo. Mas não tenha medo das descobertas. Você pode se surpreender fazendo coisas que nem imaginava ser capaz de realizar.

12. Se tiver paciência, dinheiro e vontade, adote um animal de estimação. Ele será sempre uma ótima companhia. Principalmente naqueles dias em que você não estiver bem, os amigos não estiverem disponíveis e a vizinhança em férias. E ainda pode fazê-lo dar boas voltas pelo quarteirão. Caminhar fará bem a ambos.

13. Você fuma? Tente parar. Diminuir o ritmo já alivia. Senão os danos, pelo menos a culpa.

14. Evite bebida alcoólica. Ah, mas uma taça de vinho tinto por dia pode? É o que os especialistas recomendam.

15. Experimente a meditação. Ela ajuda a manter a mente quieta e a relaxar a alma.

16. Faça uma aula experimental de yoga. Você vai gostar e, um dia, vai querer mais e retornar.

17. Estabeleça conexões com o divino. Cultivar a espiritualidade é bom, inclusive para manter a saúde. E você não precisa freqüentar templos.

18. Durma. O suficiente para você se sentir bem. A quantidade de horas é o seu corpo que vai determinar.

19. Fique sozinho de vez em quando. Mas não dispense a companhia de quem você ama.

20. Essa, para o bem de todos, é para seguir: seja gentil. Pesquisas mostram que as atitudes gentis permitem a liberação de endorfinas no corpo, capazes de provocar no indivíduo uma sensação de alegria, que pode se transformar em calma e bem-estar.

21. E não esqueça: a grama do vizinho é apenas diferente da sua. Não é melhor nem pior. Seja solidário, estenda a mão sempre que puder. Mas lembre-se de cuidar do seu próprio quintal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.