segunda-feira, 27 de abril de 2009

Conheça dicas para prevenção, diagnóstico e tratamento da Hipertensão

Fonte: Barriga Verde
27 de Abril de 2009

A hipertensão arterial é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. É tão importante que no mês de abril temos uma data comemorativa para conscientizar a população sobre essa enfermidade, que é dia 26, Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Na verdade, não há muito que se comemorar, pois, de acordo com o Ministério da Saúde, a doença acomete mais de 40 milhões de brasileiros e é a enfermidade que mais mata no mundo, pois tem forte ligação com complicações cardiovasculares como aterosclerose, diabetes, tabagismo, etilismo e colesterol elevado.

Cerca de 20% de todos pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) apresentam hipertensão como causa direta ou indireta de internação, sendo que 170 mil mortes por ano estão relacionadas com pressão alta.

Mas afinal, o que é pressão arterial? Segundo informações do médico cardiologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica/DASA, Eduardo Tassi, o coração bombeia o sangue por meio de vasos sanguíneos denominados artérias que levam o sangue oxigenado até todas as células do organismo. A força exercida pelo coração ao se contrair (sístole) e ao se relaxar (diástole) impulsiona o sangue gerando uma pressão na parede das artérias que pode ser aferida por meio de aparelhos de pressão e o valor considerado normal para os braços é de 120 para a pressão sistólica e 80 para a pressão diastólica isso em milímetros de Mercúrio (sigla: mmHg).

"Por consenso, quando a pressão arterial está acima de 140 x 90 mmHg em mais de duas aferições espaçadas por uma semana é feito o diagnóstico de hipertensão arterial. A partir desse momento, o paciente necessitará de tratamento seja medicamentoso ou não. O que faz a hipertensão tão perigosa, é que ela é silenciosa, ou seja, é assintomática e quando o portador percebe, descobre que já possuía o problema há anos", esclarece o especialista.


Em mais de 90% dos casos a causa da hipertensão arterial não é identificável, necessitando de controle pressórico contínuo, ou seja, permanecerá em uso de alguma terapia anti-hipertensiva para o resto da vida. Em situações especiais a hipertensão pode ser desencadeada por estreitamento da aorta, doença nos rins, diabetes e distúrbios de tireóide.

Segundo o especialista, muitas pessoas desconhecem, mas apenas o fato de controlar a pressão arterial reduz o risco de infarto em 20%, o de derrame em 40% e o risco de terminar em hemodiálise por falência renal em 25%.

"Uma vez hipertenso, inicia-se o tratamento que nem sempre é com medicação. O simples fato de um paciente obeso perder 10kg pode reduzir a pressão arterial sistólica em até 20 mmHg. A atividade física aeróbica regular (5 vezes por semana de 30 a 60 minutos) e com supervisão pode reduzir a pressão arterial em até 10 mmHg. A redução de sal na dieta e adoção de uma dieta mais saudável e equilibrada, reduz de 2 a 8 mmHg. Isso tudo evidencia que a medicação não é a primeira escolha na terapia anti-hipertensiva, apenas a utilizamos quando as medidas não-medicamentosas falham ou quando a pressão arterial está muito elevada", conclui ele.

Desta forma, percebe-se que a hipertensão arterial é uma doença potencialmente grave e com sérias repercussões se não tratada. E pelo fato de ser invariavelmente silenciosa, a prevenção e aferição regular da pressão arterial com hábitos de vida saudáveis a torna facilmente controlável, melhorando diretamente a qualidade de vida dos pacientes.

Sobre o Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica

O Delboni Auriemo nasceu há mais de 45 anos em São Paulo e atualmente é considerado uma referência para o segmento de medicina diagnóstica. Com o objetivo de buscar continuamente a inovação, o Delboni criou o conceito de atendimento integrado, as chamadas MegaUnidades, com 3 mil exames de análises clínicas e diagnósticos por imagem no mesmo local. Com mais de 30 unidades na Grande São Paulo e Santos, a marca disponibiliza serviços e soluções diferenciados, oferecendo qualidade, confiança, conveniência e tecnologia de ponta. O Delboni Auriemo faz parte da Diagnósticos da América S. A./ DASA, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina.

Sobre a DASA

A Diagnósticos da América S/A é a maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina em termos de receita bruta e população e a quinta maior rede no mundo. Com mais de 12 mil colaboradores, atende aproximadamente 55 mil pacientes por dia em 321 unidades. Processa em média, 6,5 milhões de exames por mês. Oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 20 marcas em treze estados - Delboni Auriemo, Lavoisier e Maximagem, em São Paulo; Bronstein, Lâmina e MedImagem, no Rio de Janeiro; Club DA, em São Paulo e Rio de Janeiro; Pasteur e Exame, em Brasília; MedLabor, em Brasília e Tocantins; Curitiba Santa Casa e Frischmann Aisengart, em Curitiba; Laboratório Álvaro, em Cascavel e Foz do Iguaçu; CientíficaLab, no Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; Image Memorial, em Salvador; VITA Lâmina, em Florianópolis; Atalaia, em Goiás; Cedic e Cedilab no Mato Grosso; e LabPasteur e Unimagem, em Fortaleza.

Mais sobre Hipertensão: Dicas para hipertensos

Quando um médico lhe prescreve um medicamento,você deve tomá-lo rigorosamente conforme foi prescrito, observando as doses, número de tomadas diárias e os horários. Nunca abandone o tratamento, ele é para o resto da vida. Pode ser que com o tempo você tome outro medicamento ou até mesmo lhe seja recomendado um tratamento sem medicamentos, mas isso é uma decisão que somente seu médico poderá tomar. O tratamento estará mantendo ou melhorando sua qualidade de vida. Portanto, segui-lo corretamente significa viver mais.

O que é Hipertensão Arterial ou Pressão Alta?
É quando a pressão exercida pelo sangue em movimento na parede das artérias é muito forte, ficando acima dos valores normais. As artérias são vasos que saem do coração e levam o sangue oxigenado com nutrientes para todas as células do nosso organismo.


Existe um valor estabelecido para se diagnosticar a Pressão Alta?

Um indivíduo pode ser considerado hipertenso quando sua pressão arterial máxima fica igual ou maior a 14 (140 mmHg), e a pressão arterial mínima igual ou maior a 9 (90mmHg).
Entretanto, podemos afirmar que o ideal é mantermos a pressão arterial máxima igual a 12 (120 mmHg) e a pressão arterial mínima igual a 8 (80 mmHg), a famosa medida 12 x 8.
A partir desses níveis a Pressão Alta começa a causar alterações em órgãos importantes do nosso organismo,como: coração, artérias, órgãos, rins.


Por que a Hipertensão Arterial ou Pressão Alta é perigosa?

Porque, inicialmente a Hipertensão Arterial não apresenta nenhum sintoma e muitas vezes os sintomas a ela atribuídos, como: dor de cabeça, sangramento pelo nariz, tonturas, falta de ar e outros, nem sempre são causados por ela.
E apesar disso, esta “Inimiga Silenciosa”, aumenta o risco da pessoa ter um infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame), insuficiência cardíaca, insuficiência renal e comprometimento da visão por lesões da retina.


Por que uma pessoa apresenta Hipertensão Arterial?

O principal fator é hereditário (o indivíduo herda da família o risco de vir a desenvolver a hipertensão). Além desses fatores de riscos incontroláveis, fatores ambientais podem aumentar a chance de instalação da Hipertensão Arterial. Alguns fatores ambientais: ingestão excessiva de sal (acima de 6 gramas diárias), aumento de peso, sedentarismo, excesso de bebida alcoólica, estresse, tabagismo e uso de alguns medicamentos.


Após feito o diagnóstico de Hipertensão Arterial como tratá-la?

O tratamento pode ser feito com medicamentos ou não, isso vai depender dos níveis da sua pressão arterial, do comprometimento ou não de determinados órgãos e da presença de outras doenças. Portanto quem pode decidir isso é somente seu médico.

Você pode colaborar para o sucesso do tratamento modificando alguns dos seus hábitos.

1- Alimentação: Diminuir o sal da comida; nunca ultrapassar 6 gramas por dia, ou seja, 1 colher das de chá para toda a alimentação diária. Retire o saleiro da mesa e use temperos naturais como: limão, cebola, alho e cheiro-verde.

2- Peso: O execesso de peso tem grande relação com o aumento da pressão, portanto, se você esta com o peso acima do normal, ou seja, índice de massa corpórea* acima de 25 Kg/m², deve iniciar um programa de redução de peso no qual a ingestão de alimentos de baixo valor calórico deve ser a regra. Evite dietas “milagrosas”, use sua criatividade, o correto é consumir alimentos de todos os grupos (cereais integrais, frutas, legumes, carnes, leite e derivados), variando o máximo que puder para não faltar nutrientes.

3- Sedentarismo: Abandone o sedentarismo. Passe a fazer caminhada de, no mínimo, 30 minutos todos os dias ou, pelo menos, quatro vezes por semana. Os melhores exercícios para os pacientes hipertensos são: caminhar, nadar, correr, e andar de bicicleta. Exercícios como halterofilismo e musculação não são recomendados para hipertensos.
4- Bebidas Alcoólicas: O use excessivo de bebidas alcoólicas, aumenta a pressão arterial. Por isso, para os homens, o uso de bebidas destiladas (uísque, vodca, aguardente etc) não deve exceder 60 ml ao dia, o vinho não deve exceder 240 ml, e a cerveja 720 ml. Com relação as mulheres e indivíduos de baixo peso, a ingestão alcoólica, não pode ultrapassar a metade permitida para os homens. Se você não consegue se enquadrar nesses limites, sugere- se o abandono de bebidas alcoólicas.
Pois, além de fazer subir a pressão, o ácool é uma das causas de resistência ao tratamento hipertensivo, causando gastrite, problemas no fígado, coração, cérebro, isso tudo sem contar os problemas sociais causados pela bebida.

5- Tabagismo: O tabagismo é o mais importante fator de risco, previnível para doença cardiovascular, sendo responsável por 1 em cada 6 óbitos, pois a nicotina aumenta a pressão arterial e acelera a progressão da aterosclerose ( depósito de gordura nas paredes das artérias). Portanto, abandonar o tabagismo deve ser a primeira providência do hipertenso.

6- Atividades de Lazer: Identifique uma atividade que lhe dê prazer, como: ler um livro, pintar um quadro, bordar, participar de atividades sociais ou de grupos de relaxamento. Uma atividade desse tipo poderá ser muito positiva para uma vida normal. Coloque nessa atividade todas as suas energias.

7- Estresse: Para cada pessoa, as causas do estresse podem ser diferentes. O melhor a se fazer é, se possível, identificar o motivo que está gerando tensão e eliminá-lo.Na impossibilidade, deve-se “administrar” esse problema, através da maneira mais harmônica.


Órgãos alvos lesados pela Hipertensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.