segunda-feira, 27 de abril de 2009

O perigo das dietas loucas

Font Correio da Manhã:
Com a chegada do tempo mais quente são muitos os portugueses que decidem ficar mais elegantes para se sentirem mais confortáveis com o vestuário que deixa parte do corpo descoberto. No entanto, as dietas rápidas ou milagrosas têm efeitos secundários que, em casos extremos, podem conduzir à morte.

"A perda de peso intensa e rápida pode conduzir à morte, porque o organismo é constituído essencialmente de água. As células funcionam em equilíbrio com a água, o sódio e o potássio. Os produtos para emagrecer disponíveis no mercado são geralmente ricos em potássio e libertam água, ou seja, desregulam o funcionamento das células", explica o nutricionista Sérgio da Cunha Velho, do Hospital Pediátrico de Coimbra. O nutricionista exemplifica o perigo da desregularização dos níveis de potássio no organismo: "As injecções letais utilizadas nos condenados à morte nos Estados Unidos contêm potássio."

O equilíbrio hidro-electrolítico das células é seriamente comprometido quando existem patologias associadas. "Uma pessoa que tenha problemas cardíacos ou outros que desconheça corre riscos elevados."

Emagrecer e perder peso são etapas distintas, de acordo com o especialista: "Emagrecer é quando a pessoa perde gordura, o que leva o seu tempo. Perder peso é aquilo que é produzido pelas dietas rápidas e significa unicamente retirar água ao organismo."

O primeiro passo para emagrecer é o querer: "É preciso que a pessoa esteja preparada e decidida. Deverá mudar os hábitos alimentares, praticar exercício, mas em circunstância alguma passar fome ou sentir desconforto."

CONSELHOS

PEQUENO-ALMOÇO

Nunca saia de casa sem tomar o pequeno-almoço, refeição que permite restabelecer energia no organismo.

TRÊS HORAS E MEIA

Os médicos recomendam que durante o dia não se passe mais do que três horas e meia sem comer. Após este período o açúcar no sangue baixa consideravelmente e o intestino absorve tudo o que é ingerido.

ÁGUA

Os especialistas são unânimes quando recomendam o consumo de 2 litros de água por dia, fora e durante as refeições.

REFEIÇÕES LEVES

Ao jantar as refeições devem ser ligeiras: opte pelas sopas, legumes, saladas, peixes, ovos e carnes brancas.

"PESSOAS ESTÃO MAL INFORMADAS SOBRE DIETAS" (Carlos Oliveira, Ass. Obesos e ex-Obesos)

Correio da Manhã – Porque é que tantas pessoas, sobretudo mulheres, aderem às dietas rápidas?

Carlos Oliveira – Porque estão mal informadas sobre a realidade destas dietas e normalmente são aliciadas para elas à custa de produtos sem qualquer principio activo, que apenas emagrecem a carteira e não as pessoas.

– Os produtos para perder peso disponíveis no mercado são eficazes?

– Os medicamentos são vendidos apenas por receita médica e só fazem efeito se forem cumpridas algumas alterações comportamentais importantes. Os restantes produtos são vendidos como complementos, suplementos ou refeições de substituição e se a alimentação for praticada como mandam as regras não há necessidade de qualquer complemento ou suplemento.

– A força de vontade é a melhor forma para uma pessoa começar a perder peso?

– Querer e decidir. Eu decidi deixar de ser gordo.

– Qual a principal missão da Associação de Obesos e ex-Obesos de Portugal, a Adexo?

– A missão da Adexo, associação criada em 2002, é conseguir criar um sistema de tratamento credível e público para todos os doentes obesos.

– Quantos associados tem?

– Cerca de 1250.

O MEU CASO: "NÃO SOU ADEPTA DE COMPRIMIDOS" (Sandra P. Neves)

Sandra Perdigão Neves tem 32 anos e diz que sempre foi roliça: "Nunca fui propriamente magra", conta, entre risos.

Há cerca de dois meses e meio uma consulta de Clínica Geral assustou-a: "O médico disse-me que estava no limiar do excesso de peso, ou seja, mais uns quilos e entrava no patamar da obesidade." Sandra, que tem 1,60 m de altura, pesava 80 quilos.

No dia seguinte consultou uma nutricionista. "A médica fez uma dieta adaptada ao meu estilo de vida, até porque não sou adepta de medicamentos ou comprimidos. Não existe soluções milagrosas", refere.

Na prática, Sandra mudou os hábitos alimentares e começou a praticar exercício físico: "Ando de bicicleta e caminho muito. Ao mesmo tempo decidi comer menos mas alimentar-me bem, ou seja, não passo fome. O início da dieta é que foi mais complicado."

O próximo passo da jovem, munida de força de vontade, é inscrever-se num ginásio: "Não tenho um peso definido mas sim a mudança dos hábitos alimentares. Ao mesmo tempo gostava de vestir o 38... ainda visto o 42 mas vou lá chegar daqui a uns tempos. Não tenho pressa", remata, sorridente.

NOTAS

CEBOLA AJUDA OSSOS

Uma cebola por dia com alho, alface, tomate ou pepino ajuda a combater a osteoporose.

PEIXES GORDOS

As grávidas devem consumir peixes gordos que ajudam ao desenvolvimento neurológico do bebé.

QUATRO OVOS POR SEMANA

Os ovos são uma fonte de vitaminas e minerais. Um adulto deve consumir quatro ovos por semana

CONHEÇA AS COLORIAS

Necessidades calóricas dos adultos (*)

Mulheres: 2000

Homens: 2200

Copo de cerveja: 80 a 90 calorias (**)

Duas colheres de sopa de arroz branco: 88 calorias

Posta de bacalhau: 179 calorias

Prato de feijoada: 456 calorias

Maçã média: 64 calorias

Fatia de melão: 30 calorias

Banana: 120 calorias

Hambúrguer de carne: 248 calorias

Hambúrguer de peixe: 74 calorias

Um copo (250 ml) de leite meio gordo: 135 calorias

Taça de mousse de chocolate: 300 calorias

Filete de pescada: 97 calorias

Pacote de pipocas: 403 calorias

Fatia de piza: 270 calorias

Prato cheio de sopa de legumes: 115 calorias

Copo de vodka ou gin só com gelo: 270 calorias

Bife de vaca frito: 330 calorias

Fatia de um bolo com creme: 540 calorias

Fatia de bolo simples: 160 calorias

Prato de esparguete: 192 calorias

Prato de lasanha: 620 calorias

Sumo de laranja natural: 128 calorias

(*) Adultos sem problemas de saúde

(**) Valores aproximados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.