terça-feira, 9 de junho de 2009

Você conhece a Caralluma fimbriata?

Essa planta indiana promete tirar a fome e ainda ajuda a emagrecer

fonte/IG
“Ai, eu sempre quis um remedinho que me tirasse a fome sem efeitos colaterais.” Você já disse essa frase? Então, querida, parabéns, seus desejos foram atendidos. É o que garante a nova queridinha dos fitoterapeutas (profissionais que estudam e utilizam vegetais para tratamentos de saúde): a planta Caralluma fimbriata.

Ela é um cacto indiano que a população nativa há séculos já comia para “tapear” a fome durante viagens para caçar, por exemplo, e pode ser ingerido cozido ou cru, como um legume normal. As substâncias extraídas dessa planta proporcionam uma sensação de saciedade, teoricamente “enganando” o cérebro, mandando ao hipotálamo a mensagem de que a pessoa já se alimentou. Resultado? Um apetite cerca de 30% menor.

Além disso, há suspeitas de que a planta bloqueie algumas enzimas, o que ajudaria a reduzir a gordura abdominal. Mas tudo isso ainda está em estudo, na verdade. Por enquanto, o que se sabe é que o extrato de Caralluma fimbriata já foi liberado pela Anvisa para ser manipulado.

“A Caralluma veio com esse apelo, de que ela diminuiria a gordura abdominal. Eu, pessoalmente, não acredito muito em um produto que tenha uma ação tão direcionada: ‘só gordura abdominal’. Mas acredito, sim, no poder da saciedade da planta”, diz Fernanda Regina Xavier da Silveira, da Farmácia Principia, de São Paulo.

Fernanda informa ainda que sua farmácia manipula cápsulas da planta, muitas vezes associada com outras substâncias. “Mas não vendemos o produto já manipulado. Tem que trazer receita médica – cada caso tem uma dosagem diferente. O médico que vai decidir isso.”

Jamile Otman, da Farmácia Florata, também de São Paulo, ressalta a importância da manutenção do tratamento. “A sensação de saciedade aparece mesmo após 10 dias de tratamento”, diz ela, que ainda sublinha que a Caralluma não pode ser encarada como uma fórmula mágica, mas sim como uma ajuda em dietas de perda de peso. Ela também só manipula a fórmula mediante receitas.

Até o momento, não existem efeitos adversos relatados por pessoas que usaram a Caralluma em dietas de emagrecimento. Se, ao ingerir o produto, você sentir alguma coisa diferente, pare imediatamente o tratamento e procure um médico.

Logicamente é possível encontrar produtinhos “à base de Caralluma” pela internet afora, em sua maioria, importados. Mas a recomendação dos profissionais de saúde é clara: apenas um médico vai poder ajudar você a escolher a fórmula mais adequada, levando em conta suas expectativas, seu peso, sua idade etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.