sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Campanha conscientiza sobre prevenção da aids

Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 - 01:30

Saúde vai distribuir camisinhas e material informativo nos dias de folia

Silvia Arruda

A campanha de prevenção à DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e aids da Secretaria da Saúde de Sorocaba para o Carnaval deste ano já está nas ruas da cidade.

Além da distribuição de material informativo e preservativos durante os dias de folia, o programa municipal de DST/aids tem promovido atividades voltadas ao público jovem, como oficinas de serigrafia e customização de camisetas e bandanas para o Carnaval, além de palestras e orientações sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da aids.

De acordo com a coordenadora do programa DST/aids, Maria Tereza Morales Dib, a previsão é que 70 mil preservativos sejam disponibilizados em Sorocaba durante o Carnaval, em todas as ações desenvolvidas, incluindo os desfiles no sambódromo e o atendimento feito nos centros de saúde e nos PAs.

Também foram preparados 10 mil leques e 20 mil balões com o slogan “do que é meu, cuido eu”, tema da campanha municipal.


Dengue: se for viajar, fique atento
Quem pretende viajar no Carnaval deve redobrar a atenção para evitar a dengue. A recomendação é da Secretaria Municipal da Saúde, já que muitas pessoas viajam e existem várias regiões em São Paulo e outros estados em situação de surto da doença.

A orientação é eliminar os criadouros da residência antes de viajar, usar repelente quando estiver em locais onde há casos de dengue e, ao retornar, ficar atento aos sintomas da doença pelo prazo de 15 dias.

O secretário da Saúde, Milton Palma, explica que, com o tempo quente e úmido dos últimos meses, que favorece a proliferação do mosquito transmissor, basta uma pessoa retornar contaminada para que a doença se espalhe.

“Por isso, cada cidadão deve fazer a sua parte, ajudando na prevenção e no combate ao mosquito e, procurando avaliação médica quando apresentar sintomas como febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo”, explica Palma.

Na rede pública, qualquer um dos 30 centros de saúde, os Pronto Atendimentos e as UPHs da cidade estão preparados para avaliar possíveis casos suspeitos e providenciar exames.
Agência BOM DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.