quinta-feira, 25 de março de 2010

Sorocaba é premiada pela campanha da tuberculose

Quinta-feira, 25 de março de 2010 - 04:14

Cidade tem um dos melhores desempenhos do Estado na detecção da doença

Silvia Arruda
Agência BOM DIA

Sorocaba foi a cidade paulista, com população superior a 500 mil habitantes, que mais se destacou durante a 1ª Campanha de Busca Ativa da Tuberculose do Estado de São Paulo.

Pelo bom desempenho no trabalho desenvolvido na campanha, a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, foi premiada quarta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde.

A campanha de orientação e detecção de casos da doença foi realizada no início do mês, durante duas semanas, em 35 unidades de saúde de Sorocaba e nas unidades prisionais.

Além da realização do exame, houve estratégia de divulgação e busca de pacientes sintomáticos em todas essas unidades.

Durante o evento, 479 pessoas realizaram a baciloscopia (exame que detecta a presença do bacilo causador da doença). Destes pacientes, quatro tiveram diagnóstico positivo, foram incluídos no programa e iniciaram o tratamento.

Além de Sorocaba, também foram premiadas outras 25 cidades, como São Paulo, Guarulhos, Carapicuíba, Suzano, Mauá, Jundiaí e Praia Grande, por exemplo.

Reconhecimento à toda equipe

Ao receber o certificado de destaque no Estado quarta-feira, em São Paulo, Valquíria Gomes, a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, afirma que o reconhecimento vale para a equipe.

“Da mesma maneira que fomos mencionados pelo resultado obtido em nível estadual, vamos homenagear as unidades de saúde que mais se destacaram na campanha”, diz.
As três unidades que mais colheram exames durante o evento serão premiadas. A divulgação será nos próximos dias.

O secretário da Saúde, Milton Palma, acentua que o prêmio é o reconhecimento de um trabalho que tem como maior desafio conscientizar a população de que a tuberculose é uma doença que continua sendo registrada.

“O trabalho é permanente, mas sabemos que a realização de uma campanha é fundamental para chamar a atenção sobre o assunto, orientar e estimular que as pessoas com sintomas realizem o exame”, diz Milton Palma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.