terça-feira, 5 de maio de 2015

Saúde do coração: A dieta Dukan e seus efeitos sobre o coração

Em algumas ocasiões já mencionamos os benefícios da dieta Dukan para a saúde e como ela funciona. Hoje queremos chamar a atenção para os efeitos que a dieta Dukan tem sobre o coração, já que se trata de uma dieta desequilibrada e que ao longo do tempo pode ter consequências não tão benéficas para a saúde do coração.

A dieta Dukan é uma das dietas mais populares nos últimos tempos. Esta dieta promete perder peso rapidamente, e em um primeiro momento, reduzir alguns fatores de risco cardiovasculares. Mas por se tratar de uma dieta desequilibrada poderia provocar, em longo prazo, efeitos adversos sobre o coração que causam doenças cardíacas.

Existem muitas dietas hiperproteicas famosas, mas a dieta Dukan é uma das mais chamativas e que tem atraído adeptos e detratores. São muitas as pessoas que fizeram e fazem esta dieta com o objetivo de perder peso rapidamente e de forma eficaz (objetivo muito bom na verdade para aqueles que precisam reduzir seus níveis de colesterol, triglicérides e proteger o coração da aterosclerose).


A dieta Dukan é uma dieta desequilibrada e restritiva que consiste em diferentes fases e, que em uma primeira instância pode causar certo efeito de redução do colesterol. No entanto, se esta dieta é mantida ao longo do tempo poderia causar problemas cardiovasculares, já que o consumo elevado de proteínas tem sido associado a este tipo de doenças, além de outras patologias. Esta afirmação foi feita pela Associação de Dietistas-Nutricionistas da Espanha, em março de 2011.

Aparentemente, este tipo de dietas desequilibradas, especialmente pelo grande fornecimento de proteínas de origem animal, se associa a um excesso de gordura saturada, contribuindo para o aumento do colesterol LDL ou colesterol ruim.

Essas gorduras podem ser depositadas nas artérias e reduzir o tamanho das mesmas, impedindo a normal circulação do sangue. Se o sangue não circula adequadamente, as chances de sofrer doença cardiovascular aumentam.

Esse processo se produziria como resultado da realização de dietas desequilibradas como a dieta Dukan. É importante, também, ter em mente que não é a única complicação que pode provocar, já que existem grandes chances de sofrer doença renal e doença hepática.

Se você sofre de obesidade, é importante perder peso para reduzir os fatores de risco, como colesterol e triglicérides, mas fazê-lo com uma dieta equilibrada, rica em fibras, rica em ácidos ômega 3 e baixa em gorduras saturadas e açúcares.

Lembre-se que é importante se colocar nas mãos de um médico, e fazer uma dieta indicada para você, sem colocar em risco sua saúde cardiovascular.

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.