quinta-feira, 7 de maio de 2015

Benefícios do arroz integral e os seus inconvenientes


Todos nós em algum momento já ouvimos que o arroz integral é mais benéfico para a saúde do que o arroz branco, e isso é verdade, mas como nem tudo é perfeito ele também possui alguns inconvenientes. Por isso, no artigo de hoje você vai conhecer os benefícios do arroz integral para a saúde, assim como também os inconvenientes que pode ocasionar.

O arroz integral tem benefícios para a saúde, e é mais nutritivo do que o arroz branco; também mudar do arroz branco para o arroz integral pode reduzir o risco de diabetes, por isso escolhê-lo é a melhor opção; embora também seja preciso levar em conta que possui inconvenientes.

Os benefícios do arroz integral para a nossa saúde são os seguintes:
Em um estudo publicado na “Revista Internacional de Ciências da Alimentação e Nutrição” em 2006, afirma que comer arroz integral mantém os níveis de glicose no sangue mais baixos após as refeições, do que quando se come o arroz branco, e produz um maior efeito nos participantes com diabetes, em comparação com os participantes saudáveis.

Este efeito pode ser devido aos seus elevados níveis de fibra, polifenóis, ácido fítico e óleos que se encontram no arroz integral, e que também podem reduzir o risco de doenças cardíacas, doenças gastrointestinais, obesidade e câncer.

Macronutrientes do arroz integral. Uma xícara de arroz integral fornece 218 calorias, 4,5 gramas de proteína, 3,5 gramas de fibra, quase 2 gramas de gordura e quase 46 gramas de carboidratos, enquanto que uma xícara de arroz branco contém 242 calorias, 4,4 gramas de proteína, 0,4 gramas de gordura, 0,6 gramas de fibra e um pouco mais do que 53 gramas carboidratos.

Vitaminas do arroz integral. O arroz integral é uma boa fonte de vitaminas B1, B3 e B6, enquanto que o arroz branco é enriquecido para substituir algumas das vitaminas do complexo B que são perdidas durante o processo de refino, e essas vitaminas do complexo B são importantes para converter os alimentos em energia e manter a pele e os cabelos saudáveis.

Minerais do arroz integral: Comer arroz integral ajuda a aumentar a ingestão de minerais essenciais em maior grau do o arroz branco e fornece 86 mg. de magnésio ou 22% da dose diária recomendada ou 150 mg. de fósforo, ou 15% da dose diária recomendada, enquanto que o arroz branco apenas fornece 24 mg de magnésio e 69 mg de fósforo.

Inconvenientes do arroz integral:

Estes são os principais inconvenientes do arroz integral para a saúde:

Contaminação cruzada
Em muitas ocasiões vários fabricantes de arroz integral utilizam as mesmas instalações para uma variedade de alimentos e com o contato com os alimentos alérgicos, como aqueles que contêm soja, glúten e frutos secos, podem levar a provocar reações graves em pessoas alérgicas ou intolerantes ao glúten, por isso é importante ler os rótulos e saber se o produto está totalmente livre de glúten.

Ácido alfa-picolínico. Quando existe excesso de arroz depois do cozimento, é preciso guardá-lo na geladeira, sem exceder quatro dias, porque o ambiente úmido pode servir como um terreno fértil para uma variedade de fungos e bactérias; o triptofano, um aminoácido presente no arroz integral, pode ser convertido em ácido alfa-picolínico, o que pode causar hipersensibilidade e apoptose, uma condição que envolve a morte das células de forma acelerada e o dano do tecido.

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.